Etec Santa Ifigênia recebe confeiteiro em aula especial

Para o chef Rafael Mosca, a estrutura oferecida na Escola Técnica Estadual é surpreendente

qua, 17/06/2015 - 15h12 | Do Portal do Governo

Alunos do terceiro módulo do curso técnico de Cozinha da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia receberam nesta quarta-feira, 17, a visita do chef Rafael Mosca para conhecer novas possibilidades no mundo da confeitaria.

Com experiência de 15 anos no ramo, passagem pela cozinha de hotéis e restaurantes e cursos na Itália e na França, na renomada Lenôtre Paris, o hoje consultor técnico de produtos para confeitaria mostrou uma tendência no mercado de produção em grande escala, que são as misturas semiprontas para bolos, tortas, cremes e outros doces.

A aula prática possibilitou que os formandos conhecessem formas mais fáceis de confeccionar os alimentos depois de passar por várias etapas do aprendizado em culinária. “Ensinamos todas essas receitas ao longo do curso da maneira tradicional. Agora os alunos podem ver que há outras formas de fazê-las e como são aplicadas no mercado”, diz o professor responsável, Gustavo Castro.

“Assim a gente vê mais a realidade de como os confeiteiros trabalham no dia a dia”, opina Amanda Cristina, que elogiou as aulas com professores convidados, frequentes na Etec. “Acabamos utilizando melhor os materiais que a Etec nos oferece, como a máquina de sorvete, que estreamos recentemente em outro workshop.”

Estrutura surpreendente

Para Rafael Mosca, a estrutura oferecida na escola técnica é surpreendente. “De todas as escolas de cozinha por que passei no Brasil, essa com certeza é uma das melhores e tem potencial para oferecer cursos até mais específicos na área de culinária”, aponta.

Nas últimas semanas antes da conclusão do curso, os estudantes se sentem preparados para encarar o mercado de forma mais segura. Adilson Rodrigues já trabalha na área da preparação de saladas e entradas, mas não perdeu a oportunidade de aprender algumas técnicas.

“Sempre é interessante ver a parte do confeitar, de como se usam os diferentes bicos para decorar um cupcake. Durante um ano e meio de curso recebi uma boa base para desempenhar atividades que não costumo fazer no dia a dia”, conta.

​A Etec Santa Ifigênia iniciou suas atividades em 2012 e oferece os cursos técnicos de Cozinha, Eventos e Nutrição e Dietética Integrado ao Ensino Médio. Hoje, cerca de 450 alunos estudam na unidade.

Do Centro Paula Souza