Estado de São Paulo tem redução no número de mortes em acidentes de trânsito

Segundo Infosiga-SP, houve queda de 4,8% na comparação com o primeiro trimestre de 2016; homens e jovens lideram as estatísticas

qua, 19/04/2017 - 14h04 | Do Portal do Governo

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como o objetivo reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020 – registrou queda de 4,8% nas fatalidades em decorrência de acidentes em todo o Estado, no primeiro trimestre de 2017. Os dados reforçam a tendência de redução já verificada durante todo o ano de 2016, quando foi registrada queda de 5,6% na comparação com 2015.

“Com apoio dos municípios e também do Detran-SP, Artesp, DER, Polícia Militar e parceiros do setor privado, seguimos firmes no combate à violência no trânsito”, afirma o governador Geraldo Alckmin. “Os índices apontam para uma importante redução. Foram 64 vidas salvas neste primeiro trimestre, prova de que estamos no rumo certo.”

Segundo o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), foram registrados 1.297 óbitos causados por acidentes de trânsito no primeiro trimestre. No mesmo período do ano anterior, foram 1.361 vítimas fatais.

A análise das ocorrências que geraram óbitos também aponta para redução da gravidade dos acidentes. Neste ano, a média de óbitos por acidente com vítima fatal foi 4,3% menor. “Uma das frentes de trabalho é a conscientização por uma condução mais segura. Incentivamos atitudes responsáveis como o uso do cinto de segurança, por exemplo, que literalmente salva vidas em uma colisão”, explica a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa.

Homens e jovens ainda lideram as estatísticas. Entre as vítimas, 79,9% são do sexo masculino e 26,1% têm idade entre 18 e 29 anos. Já os tipos de acidente que mais geram óbitos são colisões (37,8%) e atropelamentos (29,5%). As estatísticas do INFOSIGA-SP também mostram que a maior parte dos acidentes fatais ocorre durante a noite e madrugada (52,9%) e que as principais vítimas são os condutores (48,7%). Quando analisados os tipos de veículo envolvidos em acidentes fatais, as motocicletas representam 34% do total, seguidos por automóveis (21,3%).

Em relação aos acidentes com vítimas, foram registradas 15.035 ocorrências em março de 2017, o que representa redução de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 16.696 ocorrências. Em relação ao primeiro trimestre, a redução foi de 6,1%, de 47.374 em 2016 para 44.484  este ano.

Além da ferramenta INFOSIGA-SP, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito também disponibiliza o sistema pioneiro de georreferenciamento INFOMAPA-SP. Por meio dessas ferramentas é possível não só quantificar os óbitos nos 645 municípios paulistas, como também mapear os locais onde ocorreram essas mortes. As ferramentas podem ser acessadas pelo site www.infosiga.sp.gov.br e são atualizadas todo dia 19 de cada mês, ou dia útil subsequente.

Para mais informações sobre as metodologias do INFOSIGA-SP e INFOMAPA-SP, acesse a nota técnica no site http://www.infosiga.sp.gov.br.

Convênios com municípios

 O Governo de São Paulo, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, atua junto a 67 municípios que cobrem 71% da população do Estado. O investimento total do programa, proveniente de multas do Detran.SP, é de R$ 110,5 milhões e tem como objetivo a adoção de ações efetivas de redução de acidentes de trânsito nas cidades selecionadas.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

 Programa do Governo do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito envolve também a sociedade civil em parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP, com o apoio das empresas Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, CNseg, Grupo Ultra, Pro Simulador, Porto Seguro e Raízen.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Assessoria de Comunicação
(11) 2193-6895/6811
segurancanotransito@sp.gov.br