Estação República do Metrô recebe a campanha Espalhe Respeito

O objetivo é sensibilizar e orientar os usuários a compartilharem atitudes para um melhor convívio na rede metroviária

sex, 16/08/2013 - 9h08 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, 16, os usuários do Metrô poderão interagir com o símbolo da campanha “Espalhe Respeito” na estação República, na Linha 3-Vermelha. A flor dente de leão irá espalhar mensagens de acordo com os movimentos feitos pelas pessoas, liberando na projeção de imagens, a partir das sementes que se espalham, mensagens de estímulo à boa convivência entre os passageiros.

A ação funciona através da projeção de imagens e sensores de movimento. Quando a pessoa interage com a imagem projetada na parede, o dente de leão se espalha, formando as mensagens. Os projetores ficarão no mezanino da estação República durante 15 dias, no horário das 5h às 0h, com promotores convidando os usuários a compartilharem ideias e mensagens.

A campanha “Espalhe Respeito” foi iniciada pelo Metrô nesta semana, com o objetivo de sensibilizar e orientar os usuários a compartilharem atitudes para um melhor convívio na rede metroviária.

São seis temas diferentes presentes nas principais estações do Metrô de São Paulo, através de painéis que contam com QRCodes – imagens para leitura digital através de smartphone – permitindo o compartilhamento das mensagens de respeito diretamente no Facebook. A campanha é simbolizada pela imagem do dente de leão, flor que se espalha com o vento. Os temas são: respeito aos assentos preferenciais; segurar as mochilas nas mãos no interior dos trens; usar fones de ouvido para ouvir aparelhos sonoros; aguardar o desembarque para depois embarcar; não permanecer na área de portas e ocupar preferencialmente os corredores no interior dos trens; descartar corretamente o lixo e, em especial, os chicletes.

O Metrô, desde o início da operação, promove campanhas de orientação aos usuários de diferentes formas, quanto ao uso adequado do sistema. A campanha “Espalhe Respeito” é mais uma oportunidade de relacionamento com o público, que leva em conta sugestões enviadas pelos usuários, bem como dados de recente pesquisa feita pelo Metrô.

Segundo os usuários, a maioria respeita as regras de uso do Metrô. Entre os comportamentos que incomodam ou atrapalham no sistema, 40% dizem respeito ao embarque e desembarque, como ficar na porta ou não esperar para sair e furar fila. Não respeitar os assentos e embarque preferenciais corresponde a 21% do total da pesquisa feita com 860 pessoas. Ouvir som alto perfaz 14%, enquanto mochila nas costas, volumes e bagagens atrapalhando o fluxo de pessoas representa 6% das respostas. A pesquisa é do ano de 2012.

Do Metrô