Estação Júlio Prestes da CPTM recebe acervo do Museu da Companhia Paulista

Objetos, documentos, mapas e livros relacionados às ferrovias que prestaram serviço no Estado de São Paulo ficarão em exposição de 15 de abril a 4 de maio

sex, 11/04/2014 - 20h13 | Do Portal do Governo

Os interessados em conhecer, aprender ou recordar fatos da história da ferrovia paulista terão mais uma oportunidade de conferir o universo do transporte que impulsionou o desenvolvimento da economia brasileira. Em parceria com o Instituto Phoenix Cultura e a Prefeitura de Jundiaí, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano) abrigará, de 15 de abril a 4 de maio, no saguão da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante), parte do arquivo do Museu da Companhia Paulista (antigo Museu Ferroviário Barão de Mauá), um dos maiores acervos sobre ferrovias do Brasil.

A iniciativa, que visa preservar a memória ferroviária, destacará maquinários e equipamentos operados pelas empresas que comandaram o transporte sobre trilhos, tais como a São Paulo Railway, Companhia Mogiana, Fepasa, E. F. Sorocabana e Companhia Ituana. Assim, poderão ser conferidos no local o carro-trolley, usado para inspeção de linha; farol de locomotiva elétrica; sino e conjunto de manômetros de locomotiva a vapor; jogo de alavancas de sinalização e desvios e miniaturas de automotriz e locomotiva a vapor.

Também estarão em destaque na mostra documentos, livros e objetos que marcaram a trajetória da ferrovia, como desenhos técnicos de locomotivas e de estações, mapas de vias férreas, manual técnico, uniformes de maquinistas, relatórios anuais e reportagens publicadas. Entre os documentos selecionados, estão o projeto elaborado em 1966 para o Metrô de São Paulo, além daqueles que retratam a história da Estação Júlio Prestes, anfitriã da exposição.

O Museu da Companhia Paulista

Foi inaugurado no dia 9 de março de 1979 sob a denominação de Museu Ferroviário Barão de Mauá, passando a chamar-se Museu da Companhia Paulista a partir de 1995. Desde sua criação ocupa dependências da antiga Oficina de Locomotivas de Jundiaí, hoje conhecida como Complexo FEPASA. O Museu reúne 45 mil itens documentais e 15 mil livros produzidos na segunda metade do século XIX e final do século XX, que contam a história das ferrovias do Estado de São Paulo, constituindo-se em uma das maiores fontes de pesquisa sobre o assunto no país. Em 1999, a Prefeitura Municipal de Jundiaí adquiriu o conjunto de edificações da oficina e passou a administrar o Museu da Companhia Paulista, hoje subordinado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Jundiaí.

Mais informações no site do Museu.

Serviço

Exposição – Acervo do Museu da Companhia Paulista

Data: 15 de abril a 4 de maio

Local: Estação Julio Prestes da CPTM

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Assessoria de Imprensa
(11) 3293-4632 / 4598