Escritores conversam com moradores do Real Parque e Jardim Paranapanema

Heloísa Prieto, José Roberto Torero, Antonio Prata e Ferrèz participam da 1ª Semana Literária no Casulo, projeto que conta com parceria da Secretaria de Estado da Cultura

qua, 21/08/2013 - 10h07 | Do Portal do Governo

Acontece entre os dias 27 e 30 de agosto a 1ª Semana Literária no Casulo, em que quatro autores participam de uma conversa com moradores do Real Parque e Jardim Paranapanema. O evento é uma parceria do Projeto PraLer, da Secretaria de Estado da Cultura, que busca a transformação social através da leitura, o Projeto Casulo, que promove atividades de educação integral e formação profissional, e a organização social SP Leituras.

No dia 27 de agosto, às 17horas, será apresentado o filme As Melhores Coisas do Mundo; na sequência, a escritora Heloísa Prieto fala sobre literatura e cinema. No dia 28, Antonio Prata fala sobre literatura e novela. No dia 29, José Roberto Torero fala de literatura e futebol e, para encerrar o ciclo, Ferréz fala sobre literatura e cidade no dia 30, após a apresentação de um grupo de samba.

Heloísa Prieto é autora de 53 livros para jovens e crianças, com obras adaptadas para o cinema (a série Mano, que inspirou o filme As melhores coisas do mundo), para o teatro (Mil e um Fantasmas), e para a televisão (Lá Vem História). Doutora em literatura francesa (USP) e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC), traduz, organiza coleções e ministra oficinas de criação. Já ganhou diversos prêmios em literatura, entre eles, dois Jabutis.

Antonio Prata tem nove livros publicados, entre eles “Meio Intelectual, Meio de Esquerda”. Já atuou como roteirista de telenovelas e na Editora Abril. Também participou do projeto “Amores Expressos”, passando um mês em Xangai para escrever um romance. Atualmente, é colunista do jornal Folha de São Paulo.

José Roberto Torero nasceu em Santos, é formado em Letras e Jornalismo pela USP. Autor de treze livros, entre eles “O Chalaça”, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Também escreveu roteiros para cinema e televisão, como em “Retrato Falado” (TV Globo), “Memórias Póstumas” e “Pequeno Dicionário Amoroso”. Lançou em abril o romance policial “Nove contra o 9”, em que mistura humor e futebol.

Ferrèz é o nome artístico de Reginaldo Ferreira da Silva, romancista contista e poeta. Ferrèz trata de temas ligados ao universo das periferias das grandes cidades. O livro “Ninguém é inocente em São Paulo” (2006) foi indicado ao Prêmio Jabuti. Com textos publicados na Argentina, Portugal e Itália, o escritor também lançou o quadro de entrevistas “Interferência”, no programa Manos e Minas (TV Cultura).

Os encontros acontecem no auditório do Projeto Casulo, na Rua Paulo Bourroul, 100, Real Parque, na capital. A entrada é franca.

Secretaria da Cultura
(11) 2627-8166 / 8169