EMTU/SP é uma das vencedoras do 23º Concurso Inovação no Setor Público

Premiação valoriza práticas inovadoras que promovem a melhoria da gestão pública em benefício dos cidadãos

qui, 12/09/2019 - 19h52 | Do Portal do Governo

A iniciativa “Melhores Práticas com Inovação Aberta Metropolitana”, da EMTU/SP, é uma das vencedoras do 23º Concurso Inovação no Setor Público. O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (11). A empresa, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, competiu na categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital”, que teve cinco ganhadores. O concurso é organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O projeto compila uma série de ações implementadas nos últimos dois anos para modernizar a gestão e melhorar a comunicação com os passageiros dos ônibus metropolitanos. Nesse período, a EMTU/SP realizou quatro hackathons; disponibilizou em seu site o monitoramento de quase 6.000 ônibus urbanos em tempo real; criou um departamento exclusivo para a política de inovação; e abriu o Experimentos em Transporte (Elab), segundo laboratório aberto na América Latina com foco em mobilidade.

O Diretor-Presidente da EMTU/SP, Marco Antonio Assalve, destacou que “a conquista representou um avanço na consolidação de uma cultura de inovação corporativa. Inovação se faz com continuidade e investimento em pessoas. Parabéns a todos os colaboradores que contribuíram para este novo momento da história da empresa”. Para Renata Veríssimo, Coordenadora da Assessoria de Parcerias e Inovação, “o reconhecimento pela Enap nos dá a certeza de que devemos seguir em frente”.

A EMTU/SP foi a única representante do Governo do Estado de São Paulo entre os 241 inscritos no Brasil. A empresa também figura entre os poucos exemplos mundiais em prática de inovação aberta e dados governamentais abertos.

O Assessor do Departamento de Arrecadação, Vinícius de Azevedo e Barros, representou a EMTU/SP durante a avaliação final, realizada na última terça-feira (10) na sede da Enap, em Brasília. As cinco melhores iniciativas de cada categoria serão premiadas durante a 5ª Semana de Inovação, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de novembro no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília. Durante a premiação, os vencedores receberão um troféu destinado ao órgão responsável, certificados individuais aos integrantes da equipe executora e parceiros e o direito ao uso do Selo Inovação.

Sobre o 23º Concurso Inovação no Setor Público

O concurso é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia, desde 1996.

Nesta edição, foram 241 inscritos, dos quais 187 foram validados pelo comitê gestor. As iniciativas concorreram em três categorias distintas: “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital”; “Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal”; e “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal.”

Da EMTU/SP