Edição de abril da Maratona Infantil do MIS acontece neste domingo

Confira a programação de oficinas e espetáculos, com entrada gratuita

sex, 28/04/2017 - 16h45 | Do Portal do Governo

A edição de abril da Maratona Infantil do MIS (Museu da Imagem e do Som) acontece neste domingo, 30, com entrada gratuita. Confira a programação:

Em diversos horários (10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h), o grupo Cidade Invertida apresenta uma oficina especial que celebra o Dia Mundial da Fotografia Artesanal (também conhecida como pinhole, em que as imagens são obtidas em dispositivos que não utilizam lentes). O grupo reúne fotógrafos, educadores e artistas para elaborar ações culturais relacionadas à imagem, a fim de torná-la uma ferramenta propulsora de cultura, conhecimento e cidadania. O trailer do projeto, que ficará localizado na área externa do Museu, será utilizado como câmera obscura gigante. O orientador, então, fará uma fotografia do grupo com uma câmera artesanal; em seguida, os visitantes poderão acompanhar o processo de revelação química da imagem – base da fotografia tradicional em preto e branco. Além disso, a tenda do projeto abrigará uma câmera lambe-lambe retratando os interessados, que acompanharão o funcionamento desse antigo aparato fotográfico. As atividades visam aproximar os participantes dos processos tradicionais que remetem aos primórdios da fotografia analógica, relacionando esses conhecimentos com a fotografia digital e as mídias contemporâneas.

E quem gosta de brinquedos artesanais não pode deixar de participar da Oficina Meu dinossauro de estimação, com o Coletivo Jiboia. Quem nunca imaginou cavalgar por terras distantes e passar por perigos sobre seu cavalinho de pau? E se, ao invés de um cavalo de pau, pudéssemos brincar de domar um dinossauro cheio de dentes afiados? Ou, quem sabe, passear por aí montado em seu dinossauro laranja e roxo de estimação? Daí nasceu a ideia dessa oficina um tanto diferente. O Coletivo Jiboia propõe a criação de um dinossauro de pau, utilizando sacolas de papel, giz e papéis coloridos. Cada criança será convidada a criar o seu dinossauro de pau e, ao final da oficina, poderá sair por aí passeando com seu novo amigo. A atividade acontece na sala de Interfaces, em quatro horários (11h, 13h, 14h e 15h).

Mais oficinas

Durante todo o dia, na área externa do Museu, acontece a Instalação Desenho Suspenso. As crianças terão o desafio de desenhar em uma superfície vertical e não-estável, diferente do que estão habituadas. Imagine como seria desenhar num espelho, por cima de sua própria imagem refletida? Ou fazer desenhos em bexigas flutuantes, tendo que controlar a força que usará sobre a superfície macia de um balão? A oficina convida o público a participar desse desafio.

Já a Oficina de Sons e Construção de Histórias, que acontece às 11h, 12h, 13h e 15h, no Foyer do 2º Andar, convida o público a soltar a imaginação. Primeiramente, são apresentados alguns sons com diferentes instrumentos e os participantes são convidados a criar personagens e situações para cada som ouvido. Em seguida, toda a família criará histórias que serão contadas e vivenciadas no grupo. Na narrativa são utilizados os elementos básicos “Quem?, Quando?, Onde? e Por quê?” como ferramentas da construção da história.

Espetáculos

O público da Maratona Infantil também conta com divertidos espetáculos ao longo da programação: BiblioCirco – A Maior Biblioteca do Mundo, às 11h, 13h e 15h (que une o prazer da leitura em uma biblioteca móvel a um show de palhaços); Pé de Vento, às 14h e 16h (que acontece dentro de uma instalação inflável cênica feita de dobras que remetem ao interior do corpo humano); e Letras Perambulantes, às 12h e 16h (que faz uma homenagem ao poeta Patativa do Assaré).

Confira a programação completa da Maratona Infantil de abril:

10h às 16h – Ponto para doação de brinquedos e alimentos – Área externa

10h às 16h – Instalação Desenho Suspenso – Área externa

10h às 12h e 14h às 16h – Ateliê de Criatividade | Com Núcleo Educativo do MIS – Educativo térreo

10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h – Grupo Cidade Invertida 10 anos: oficinas no dia mundial da fotografia artesanal – Trailer área externa*

11h, 13h e 15h – Divertistórias | Contações de histórias Com a Cia Truks – Auditório LabMIS*

11h, 13h, 14h e 15h – Oficina “Meu dinossauro de estimação”| Com o coletivo Jiboia – Sala de interfaces*

11h, 12h, 13h e 15h – Oficina de Sons e Construção de Histórias – Foyer 2º andar*

11h, 13h e 15h – Espetáculo BiblioCirco – A Maior Biblioteca do Mundo – Área externa

12h e 16h – Espetáculo Letras Perambulantes | Com Núcleo Caboclinhas –  Auditório MIS*

14h e 16h – Espetáculo Pé de Vento – Com Cia da Tribo – Área externa*

*Retirada de ingresso com 1h de antecedência

Serviço

MARATONA INFANTIL | ABRIL
DATA 30.04, domingo
HORÁRIO 10h às 17h
LOCAL: Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158 – São Paulo/SP | Área externa do MIS, Auditório LABMIS (66 lugares), Auditório MIS (172 lugares), foyer MIS,  sala de interfaces e educativo
INGRESSO Gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)
CLASSIFICAÇÃO livre

Do Museu da Imagem e do Som / Secretaria da Cultura