Doria inaugura exposição ‘Personagens de Contato’ no Bandeirantes

Mostra propõe a descoberta de relações entre obras de artistas do Acervo dos Palácios e de jovens talentos com deficiência intelectual

ter, 17/12/2019 - 9h17 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria inaugurou nesta terça-feira (16), com Curadoria do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, a exposição “Personagens de Contato”, que propõe o diálogo expressivo e estético entre obras de artistas consagrados da arte brasileira, que pertencem às coleções de Arte Moderna e Contemporânea dos Palácios, e obras criadas por jovens do Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo), do Instituto Olga Kos, de Inclusão Cultural, do Complexo Hospitalar do Juquery e de coleções particulares.

“Nosso desafio é tornar a arte acessível, essa é a nossa missão da arte. Porque a arte só é arte quando é ela é compartilhada, convivida. À medida em que ela for mais inclusiva, trazendo ao mundo das artes aqueles que podem produzir arte com o mesmo sentimento, eu diria até com mais sensibilidade, estamos cumprindo o nosso dever de tornar a arte popular, fazer com que ela toque o coração das pessoas”, declarou Doria.

O eixo conceitual que norteou a seleção das obras foi a busca de significados comuns das forças expressivas humanas entre as obras apresentadas, que, por meio de suas dificuldades e múltiplas realidades sociais e culturais, procuram criar zonas estéticas de contato e reconhecimento com o mundo exterior. Uma exposição de inclusão pelas formas de expressão, pela arte.

“A exposição é a oportunidade de ver o conjunto das expressões artísticas já reconhecidas de grandes artistas, ao lado de outros talentos eclipsados, em razão de exclusão social e histórica. Não é uma sala especial de obras produzidas por pessoas com deficiência intelectual ou física, mas uma exposição que apresenta diálogos de contato com personagens criados por todos os artistas participantes”, explica a Curadora Ana Cristina Carvalho.

Deste modo, foram reunidos desenhos, aquarelas, fotografias e pinturas de Aurora Cursino, João Vitor de Carvalho Vicente e Victor Godoy, jovens do Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo), e jovens do Instituto Olga Kos – IOK, de forma a criar conexões entre as obras da coleção do Acervo dos Palácios dos artistas Aldemir Martins, Caciporé Torres, Claudio Tozzi, Flávio de Carvalho, Gustavo Rosa, Ivald Granato, José Claudio da Silva, José Roberto Aguilar, Marcello Grassman e Maria Leontina.

SERVIÇO
Data: Até 15 de fevereiro de 2020.
Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (de hora em hora) com permanência até as 17h.
Chegar com antecedência de 15 minutos do horário para apresentação do documento oficial com foto e preenchimento do cadastro de visitante.
Sábados às 10h somente para grupos com mais de 15 pessoas, com agendamento de até 48h de antecedência pelo e-mail monitoria@sp.gov.br
Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada gratuita
Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4500 (Portão 02), Bairro Morumbi – São Paulo/SP Mais informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br