Domingo é dia de Vestibulinho das Etecs

Portões das escolas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30; gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 18h

sex, 15/06/2012 - 13h49 | Do Portal do Governo

A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) será no próximo domingo, dia 17, às 13h30. Os portões das escolas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30. No site www.vestibulinhoetec.com.br é possível consultar a demanda por curso e por escola e a lista de locais do exame.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, régua e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por ordens ou conselhos profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro.

Exame – 1º módulo

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano.

O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 17 de junho, a partir das 18 horas, nos sites www.centropaulasouza.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br.

Exame – vagas remanescentes

A prova teste para avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo para o segundo semestre de 2012 terá 30 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida.

O gabarito oficial da prova teste será divulgado no dia 18 de junho, a partir das 14 horas, nos sites www.centropaulasouza.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br.

A prova prática e a entrevista serão realizadas entre os dias 7 e 20 de julho no horário determinado pela Etec em que o candidato pretende estudar. O resultado desta avaliação será divulgado somente na respectiva Etec.

Classificação – 1º módulo

A lista de classificação geral será divulgada no dia 6 de julho, na Etec onde o candidato deseja estudar e, também, nos sites www.centropaulasouza.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br para os candidatos inscritos nos cursos técnicos de Canto, Dança, Prótese Dentária e Regência. E no dia 13 de julho para quem se inscreveu nos demais cursos do Ensino Técnico.

Os convocados devem fazer a matrícula, no horário definido pela unidade de ensino, nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada:

16 e 17 de julho: 1ª lista de convocação e matrícula
18 e 19 de julho: 2ª lista de convocação e matrícula
20 de julho: 3ª lista de convocação e matrícula
23 de julho: 4ª lista de convocação e matrícula
24 de julho: 5ª lista de convocação e matrícula

Classificação – vagas remanescentes

No dia 23 de julho, as unidades de ensino divulgam as listas dos candidatos classificados no processo de avaliação e certificação de competências, e as listas de convocação para as matrículas das vagas remanescentes de 2º módulo, além de datas de matrículas dos convocados.

Outras listas poderão ser afixadas posteriormente na Etec, cabendo ao candidato acompanhar a relação na unidade em que pretende estudar.

Documentos para Matrícula – 1º módulo

Para efetivar a matrícula, o candidato deverá apresentar: requerimento de matrícula – fornecido pela Etec – preenchido e assinado (se o candidato tiver menos de 16 anos, no momento da matrícula, caberá a seu responsável legal assinar o documento); cópia simples e apresentação do original ou autenticado de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por ordens ou conselhos profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); duas fotos 3×4 recentes e iguais.

Quem concluiu ou estiver no Ensino Médio regular, deve levar cópia simples com apresentação do original do Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio; ou documento original da Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem; ou documento original da declaração que o candidato está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio.

Quem fizer ou já tiver concluído o Ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, deve levar cópia simples com apresentação do original do Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou documento original da Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos ou da declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA ou cópia simples com apresentação do original de dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja, emitido e enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, ou documentos que comprovem a eliminação de no mínimo quatro disciplinas.

Para o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) -Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos institutos federais ou pela Secretaria de Educação do Estado correspondente.

Para quem se inscreveu no Ensino Técnico Semipresencial (modalidade de educação a distância) – Telecurso TEC – Fotocópia do CPF.

O candidato que ingressou no Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública, se convocado para matrícula, deverá, obrigatoriamente, levar a cópia simples com apresentação do original da declaração escolar ou do histórico escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola, para comprovar que cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal.

Documentos para Matrícula – vagas remanescentes

Para efetivar a matrícula, o candidato deverá apresentar: requerimento de matrícula – fornecido pela Etec; duas fotos 3×4 recentes e iguais; cópia simples e apresentação do original ou autenticado em cartório de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); ou cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por ordens ou conselhos profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); cópia simples e apresentação do original ou autenticado em cartório do CPF; cópia simples com apresentação do original do Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio; ou documento original da Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem.

Para o candidato que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) -Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos institutos federais ou pela Secretaria de Educação do Estado correspondente.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec – em 264 cidades paulistas.

As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza