Documentário com alunos da Etec Pirituba estreia nesta quinta-feira (29)

Com mais de 50 sessões abertas ao público em diversas cidades brasileiras, longa-metragem debate temas como masculinidade tóxica e machismo

qui, 29/08/2019 - 11h26 | Do Portal do Governo

O silêncio dos homens, documentário que conta com a participação de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital, estreia nesta quinta-feira (29). Serão mais de 50 sessões abertas ao público em diversas cidades brasileiras – confira a confira a lista de salas.

Dirigido por Ian Leite, o filme se propõe a investigar as dores, sofrimentos, obstáculos, omissões, qualidades, riquezas e processos de mudança dos homens. Também aborda temas como masculinidade tóxica, machismo e sexismo. Assista ao trailer aqui.

Desde março, por meio do projeto Plano de Menino, da jornalista Viviane Duarte, estudantes da Etec participam voluntariamente de rodas de conversa quinzenais – mediadas por psicólogos, jornalistas e advogados, entre outros profissionais – sobre temas como masculinidade, violência contra mulher, carreira, relacionamentos e o papel do homem na construção de uma sociedade com mais equidade. Um dos encontros, com 20 meninos e 5 meninas, foi filmado e incluído no longa-metragem com entrevistas.

Alunas da Etec de Pirituba já participam do projeto Plano de Menina há três anos. De acordo com a diretora da unidade, Eliane Malteze, além da melhora no desempenho acadêmico, nesse período foi possível perceber que elas estão mais conscientes das possibilidades profissionais e do lugar da mulher na luta pelo fim das desigualdades. “Já dá para notar que os meninos também começam a entender seu papel na sociedade. Temos menos comentários machistas e sexistas, as relações entre eles melhoraram muito.”

DownloadDivulgação/CPS
Alunos da Etec e a jornalista Viviane Duarte participaram do documentário O silêncio dos homens. Foto: Reprodução/Monstro Filmes.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos ou integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico ultrapassa 213 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 84 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica. 


Assessoria de Comunicação
Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br