Dia Mundial do Coração: alunos da rede estadual participam de programa de prevenção

Programação nesta quarta-feira (25) inclui circuito em salas temáticas sobre atividade física, nutrição, relaxamento e até teatro

ter, 24/09/2019 - 19h57 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (25), cerca 60 mil alunos de 200 escolas estaduais de São Paulo vão participar do programa SBC vai à Escola, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Secretaria Estadual da Educação. O evento conta com apoio das 19 regionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Às 14h, haverá uma cerimônia de lançamento das ações na Escola Estadual Cardoso de Mello Neto, na capital.

O evento marca o Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro. O objetivo é que alunos do Ensino Fundamental e Médio aprendam a importância da adoção consciente de hábitos de vida mais saudáveis. Os estudantes vão participar de um circuito que inclui salas temáticas de atividade física, nutrição, teatro, relaxamento e multimídia-estudo. Cada uma tem duração de 30 minutos.

Os monitores guiarão a experiência dos alunos, orientando para os sete fatores de risco modificáveis das doenças cardiovasculares: obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo e estresse. Também serão reforçados os fatores protetores para a saúde do coração, como atividade física regular e alimentação saudável.

Sobre o programa SBC vai à Escola

O programa é formado por quatro etapas. A primeira é a formação de monitores, sejam eles professores ou membros de grêmios estudantis, que recebem palestras sobre os sete fatores de risco de doenças cardiovasculares.

O segundo momento é a comemoração que ocorre nesta quarta-feira. A terceira etapa é o programa de educação continuada cardiovascular que deve ser implementado pela escola. E desenvolver, de maneira ativa e continuada, ações de prevenção no ambiente escolar, considerando dias temáticos.

Por último, o programa prevê estimular os participantes a expandir todo o conhecimento adquirido para a sociedade como um todo, fazendo com que eles se tornem protagonistas em ações de prevenção perante aos familiares e seus grupos sociais.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
(11) 2075-4610