Detran.SP orienta motoristas sobre direção em dias chuvosos

Riscos de acidentes aumentam e exigem ainda mais atenção por parte dos condutores

seg, 02/09/2019 - 20h13 | Do Portal do Governo

Dias chuvosos costumam oferecer condições mais difíceis de direção e aumentam o risco de acidentes. Nesta segunda-feira (2), um engavetamento envolveu 18 veículos na Via Anhanguera, em São Paulo. Além disso, diversas outras colisões ocorreram em outros pontos da cidade.

Dirigir sob chuva forte requer cuidados especiais e atenção redobrada. Confira as dicas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) para chegar a seu destino em segurança.

Assim que a chuva começar, a primeira ação é ligar o limpador de para-brisa. A dica é ajustar a velocidade do limpador de acordo com a intensidade da chuva. Esse equipamento é essencial para melhorar a visibilidade, por isso, é importante sempre verificar a condição das borrachas. Um limpador de para-brisa com a borracha desgastada pode prejudicar a visibilidade, aumentando o risco de acidente.

Outra postura fundamental é manter a distância. Se, mesmo em dias ensolarados, a distância do veículo à frente é importante, em dias de chuva ou tempestade é fundamental, já que a pista tende a ficar escorregadia.

Caso a chuva esteja muito forte e o motorista fique sem nenhuma visibilidade, é indicado parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir.

Confira outras dicas do Detran.SP:

  • Vidros embaçados: Em dia chuva, com os vidros fechados, a tendência é o para-brisa embaçar e piorar a visibilidade. Para desembaçar, quem tem ar condicionado deve acionar o botão do desembaçador, colocar a ventilação no máximo na direção do para-brisa e acionar a passagem de ar externo. O ar quente também serve para desembaçar.
  • Farol baixo: Manter o farol baixo ligado melhora a visualização dos veículos, principalmente se houver neblina. Nestas condições, nunca use farol alto, pois o reflexo da luz vai ofuscar a visão dos demais motoristas. Nunca use o pisca-alerta com o carro em movimento, pois o motorista de trás pensará que seu veículo está parado.
  • Aquaplanagem: Ocorre quando o pneu do veículo perde o contato com o asfalto por causa de uma lâmina de água, provocando o deslizamento do veículo. Alguns dos fatores que favorecem o fenômeno são a quantidade de água sobre a pista, a velocidade do automóvel e o estado dos pneus. A melhor forma de prevenir é sempre trafegar com pneus em bom estado (sem estar liso), reduzindo a velocidade em dias de chuva forte. Se ainda assim o seu carro aquaplanar, mantenha a calma, retire o pé do acelerador, não pise nos freios nem vire a direção até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.

Motos

Para os motociclistas, os riscos ao dirigir durante a chuva são ainda maiores, já que a visibilidade fica prejudicada, o que pode dificultar manobras para desviar de eventuais obstáculos na via, como buracos ou objetos.

O ideal é evitar enfrentar a chuva e esperar, em algum local seguro, que ela passe. Se isso não for possível, é imprescindível que o motociclista esteja bem equipado, utilizando capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.

Outra dica é ter cuidado ao acelerar ou fazer uma curva em cima de uma pintura no asfalto. A tinta diminui a aderência do pneu, então é preciso evitar passar em cima delas quando possível.

Sobre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança  para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

Informações ao cidadão

  • Portal: www.detran.sp.gov.br
  • Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões): Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”

Assessoria de Comunicação Detran.SP
imprensadetran@sp.gov.br
(11) 3627-7348 / 7886 / 7467 / 7232 / 7353 / 7371 / 7345