Desafio Inova Paula Souza reúne mais de quatro mil participantes

Foram inscritos 1.057 projetos, que disputarão o título de melhor ideia em startup, empresa embrionária ou em fase inicial com ideias promissoras

ter, 10/09/2013 - 17h48 | Do Portal do Governo

Mais de mil projetos vão disputar o título de melhor ideia em startup, empresa embrionária ou em fase inicial com ideias promissoras. No balanço do Desafio Inova Paula Souza – de Ideias a Negócios, da Agência Inova Paula Souza, agência de incentivo à inovação tecnológica do Centro Paula Souza, foram inscritas 1.057 propostas, reunindo 4.019 participantes em dez eixos tecnológicos. Os selecionados para disputar a segunda etapa da competição serão conhecidos no dia 13 de setembro.

Do total, 620 projetos foram desenvolvidos em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 437, em Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Entre os membros das equipes, 2.017 candidatos são alunos de Etecs; 1.405, de Fatecs e 597 pessoas são de fora do Centro Paula Souza.

Entre os eixos tecnológicos, Gestão e Negócios recebeu o maior número de trabalhos, com 336 sugestões; seguido por Informação e Comunicação, com 261; e Ambiente, Saúde e Segurança, com 115. Nos demais, Produção Industrial registrou 65 projetos; Controle e Processos Industriais, 63; Turismo, Hospitalidade e Lazer, 56; Produção Alimentícia, 54; Recursos Naturais, 41; Infraestrutura, 39; e Produção Cultural e Design, 27.

Entre as Fatecs, as unidades que mais inscreveram projetos foram Praia Grande, com 66; São José do Rio Preto, 58; e São José dos Campos, 53. Entre as Etecs, a Etec Doutora Ruth Cardoso, de São Vicente, enviou 37 trabalhos; Professor. Alfredo de Barros Santos, de Guaratinguetá, 25; e a Etec Cepam, na Capital, 21.

Próximas etapas

Na segunda fase, os participantes vão desenvolver a ideia no modelo de negócio Canvas, uma ferramenta online, desenvolvida com o intuito de auxiliar novos empreendedores na elaboração de seus trabalhos. Serão eleitos, por pontuação, os três projetos melhores em cada eixo tecnológico. Apenas os primeiros colocados passarão ao estágio seguinte. Na terceira e última etapa, serão eleitos os três melhores projetos. O resultado final será divulgado em 22 de novembro.

Do Centro Paula Souza