DERSA inaugura biblioteca na travessia Santos-Guarujá

O espaço foi aberto nesta quarta-feira, 28, com a presença do governador Geraldo Alckmin; cerca de 18 mil pessoas serão beneficiadas com a retirada de livros gratuitos

qua, 28/08/2013 - 19h29 | Do Portal do Governo

A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL), inaugurou nesta quarta-feira, 28, a primeira biblioteca em travessias litorâneas de pedestres no Brasil. O “Mar de Letras” está localizado em Guarujá, na travessia Vicente de Carvalho. O governador Geraldo Alckmin participou da solenidade.

Com movimento aproximado de 18 mil pessoas por dia, a estação que liga Santos a Guarujá oferecerá aos passageiros a oportunidade de mergulhar no mundo da leitura com um acervo inicial de mais de dois mil livros.

As obras contemplam todas as áreas do conhecimento: generalidades, filosofia, religião, ciências sociais, artes, literatura brasileira, estrangeira e infantil, história, geografia e biografia. O associado poderá pesquisar o título nos catálogos de apoio.

As prateleiras próximas ao balcão de atendimento apresentarão, de forma rotativa, livros para empréstimo. A parceria é fruto do projeto “Ler é saber” do IBL, viabilizado por meio da Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura com patrocínio das empresas Internacional Marítima, ABS Construções e Montagens, DFF Serviços Técnicos e Paranoá.

Informações aos usuários

A Mar de Letras funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para utilizar o serviço, os passageiros precisarão apenas fazer o cadastro gratuito. Os interessados deverão apresentar documento de identidade e CPF (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Também será necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 12 anos deverão estar acompanhados dos pais. Os leitores serão cadastrados e receberão uma carteira de identificação com foto e código de barra. A partir daí, poderão retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.

Sobre o IBL

Criado há 10 anos, o IBL é referência nacional na implantação de projetos gratuitos de incentivo à leitura. O Projeto “Ler é Saber” tem 140 mil sócios e 1,32 milhão de livros emprestados, com bibliotecas em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e mais 17 municípios.

Secretaria de Logística e Transportes
DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A
(11) 3702-8113 / 75 / 76