Defesa Civil Estadual apoia Corpo de Bombeiros no resgate a vítimas em Campos do Jordão

Ação emergencial, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto Geológico, acontece desde a noite de 13 dezembro

sáb, 14/12/2019 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-SP), desde a noite de ontem, está realizando vistorias emergenciais, no município de Campos do Jordão, devido às fortes chuvas, do fim da tarde. Os bairros Vila Paulista e Vila Britânia foram os mais afetados. Houve deslizamentos de terra nas duas regiões, atingindo duas residências. O Corpo de Bombeiros socorreu 11 pessoas ao Pronto Socorro Municipal, mas infelizmente 4 morreram. Um menino de 1 ano e 11 meses, no Bairro Vila Paulista (o pai e a mãe foram socorridos e estão em observação); e, na Vila Britânia, uma senhora (51 anos) e dois meninos (13 e 5 anos)

A Defesa Civil e os bombeiros continuam os trabalhos, na Rua João Inácio Bicudo (Vila Britânia), local que está isolado, aguardando a análise dos técnicos do IG e do IPT.

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, enviou reforços para auxiliar nas buscas. O helicóptero Águia da Polícia Militar está à disposição para apoio nas vistorias.

Duas casas foram interditadas, na Vila Britânia, e 15 moradores foram para casas de parentes.

Como há previsão de mais chuva, as equipes avaliarão locais próximos, a fim verificar se existe possibilidade de novas ocorrências.

O Prefeito está no local, juntamente com as equipes municipais, que foram mobilizadas conforme plano de contingência. As escolas que servem como ponto de apoio estão prontas, caso haja necessidade de evacuação.

O Fundo Social de São Paulo está ajudando com doação de roupas, cobertores e mantimentos.

ALERTA: Havendo qualquer sinal de trinca em sua residência ou, caso observe árvores e postes inclinados, saia de casa e acione a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou a Guarda Civil Metropolitana, pelo 153.