DAEE prepara digitalização dos dados hidrológicos do Estado

Estudantes, profissionais e órgãos públicos terão melhor acesso às informações primárias para subsidiar estudos hidrológicos

ter, 22/05/2012 - 17h42 | Do Portal do Governo

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) está contratando os serviços de digitalização dos dados hidrológicos do Estado de São Paulo, que incluem informações dos postos pluviométricos, fluviométricos e meteorológicos. A licitação foi concluída na primeira quinzena de maio e a assinatura do contrato deve ocorrer até o fim do mês.

De acordo com Ancelmo Arantes Valente, assistente da diretoria do CTH (Centro Tecnológico de Hidráulica), nesta primeira fase serão digitalizados aproximadamente 4 milhões de registros de 2011 para trás, sendo 1,3 milhão de registros pluviométricos, 215 mil fluviométricos e 2,2 milhões meteorológicos, com informações sobre os códigos dos postos de observação, ano, mês, dia e a qual UGRHI (Unidade Gerenciamento de Recursos Hídricos) eles estão vinculados.

“Os dados primários que vão ser disponibilizados no site do DAEE (www.daee.sp.gov.br) vão facilitar o acesso para estudantes, empresas, profissionais da área, empreiteiras, prefeituras e órgãos públicos (entre eles o próprio DAEE), na coleta de informações que vão subsidiar análises hidrológicas para, por exemplo, evitar ou minimizar eventos como o que ocorreu há dois anos em São Luís do Paraitinga, no Vale do Paraíba”, destaca Valente.

Os recursos para a execução dos trabalhos, da ordem de R$ 700 mil, virão do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e o prazo para sua conclusão é de 6 meses.

Do DAEE