CPTM fixa novo trajeto da Linha 7-Rubi até o Brás nos dias úteis

Cerca de 70 mil passageiros foram beneficiados diariamente durante os testes; intervalo entre os trens também diminuiu nos horários de pico

seg, 04/11/2019 - 9h04 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira (4), a Linha 7-Rubi tem oficialmente um novo trajeto: todos os trens seguirão até a Estação Brás nos dias úteis. O resultado dos testes realizados na última semana foi positivo e mostrou que a ampliação da linha beneficia diretamente cerca de 70 mil passageiros por dia.

É o caso dos amigos Otávio de Brito e Pedro Henrique Ramos. Eles embarcam todos os dias na Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira, e descem na Lapa, na Linha 7-Rubi. “Passamos a economizar mais de 15 minutos no trajeto, pois eliminamos a necessidade de ir até a Luz para embarcar na Linha 7”, disseram. “Agora, pegamos direto no Brás, muito melhor”.

O motorista Ricardo Marinho embarca todos os dias em Franco da Rocha com destino ao Brás e agora também gasta menos tempo no trajeto para o trabalho. “Soluções que facilitam muito nossa vida” disse. “A mudança melhorou minha viagem nas questões de conforto e tempo”.

Luana dos Santos compara quando tinha que pegar um trem até a Luz para embarcar na Linha 7-Rubi, “Melhorou muito. O conforto de ir sentada e os minutos a menos no percurso me ajudaram demais”.

A viagem até o centro da capital ficou mais rápida com o novo trajeto devido à diminuição do número de transferências nas estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, que, além de reduzir o tempo de viagem, melhorou o fluxo de passageiros nessas estações.

Outra vantagem da mudança é que permitiu a redução do intervalo entre os trens no trecho de maior demanda da Linha 7-Rubi. Agora, nos dias úteis, os trens circulam a cada seis minutos de Francisco Morato a Brás nos horários de pico. Antes, os trens operavam com intervalos de 8 minutos de Francisco Morato a Caieiras, e 6 minutos de Caieiras a Luz, nos horários de pico.

O embarque e desembarque para os passageiros provenientes da Linha 7 está sendo feito pela plataforma 2, na Estação Brás. Qualquer dúvida, o passageiro pode procurar um agente de estação ou ligar na Central de Atendimento da CPTM, no número 0800 055 0121.

Com a mudança, a Linha 7-Rubi, que já é a maior em extensão, passa a operar 62,7 quilômetros (antes, eram 60,5 km) e o número de estações sobe de 18 para 19. Os trens circulam de Jundiaí a Francisco Morato, trecho de menor demanda, e de Francisco Morato a Brás, nos dias úteis. Lembrando que nos finais de semana e feriados a circulação ocorre de Francisco Morato a Luz.

Da CPTM