CPTM e Metrô têm horário ampliado no Réveillon

Objetivo da medida é atender quem vai passar a virada na Avenida Paulista

sex, 27/12/2019 - 20h09 | Do Portal do Governo

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos adotaram medidas operacionais para atender ao público que vai curtir o tradicional Réveillon na Avenida Paulista.

Durante toda a madrugada da virada do ano, as linhas de metrô vão funcionar sem interrupção para desembarque e as estações Trianon-MASP, Brigadeiro e Paraíso (Linha 2-Verde), Paulista e Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela), que são as mais próximas da festa na Avenida Paulista, ficarão abertas também para o embarque dos passageiros.

Já as demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata (de Vila Prudente a Jardim Planalto) ficarão abertas até as 2h do dia 1º de janeiro para embarque, enquanto o desembarque será permitido por toda a noite. A exceção será a estação Consolação (Linha 2-Verde), que por ser ao lado do palco da festa, estará fechada a partir das 16h do dia 31 de dezembro por medidas de segurança, sendo reaberta às 4h40 do dia 1°de janeiro. Neste caso, a alternativa é utilizar a estação Paulista, da Linha 4-Amarela, que se integra à estação Consolação, para embarcar ou desembarcar.

No primeiro dia de 2020, todas as estações de metrô iniciam a operação a partir das 4h40, com exceção das novas estações da Linha 15-Prata (Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus) que fecham às 16h no dia 31 e reabrem só às 9h do dia 1º de janeiro. Essas três estações foram inauguradas recentemente e ainda não operam em horário integral.

Para evitar filas de última hora, o Metrô recomenda a compra antecipada das passagens. Lembrando que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.

CPTM

Na madrugada da virada do ano, as estações da CPTM das linhas 7-Rubi (Luz – Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes), 12-Safira (Brás – Calmon Viana) e 13- Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h do dia 1º de janeiro.

Depois da 1h, somente as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o Metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque. A Estação Brás terá um horário diferenciado: funcionará para embarque e desembarque até as 2h. A partir desse horário, ficará aberta só para desembarque até o início da operação às 4h.

Nesse período, o intervalo entre as composições será de 20 minutos em todas as linhas da CPTM, exceto a Linha 13-Jade, que irá operar com intervalo de 30 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque.

EMTU/SP

No dia 31 de dezembro, os ônibus vão operar de acordo com a tabela horária de sábado. No 1º de janeiro, feriado de Ano Novo, as linhas de ônibus intermunicipais terão a mesma programação horária de domingo.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos