CPTM apoia ação antitabagismo na Estação da Luz

Ação em parceria com o Cratod acontece nesta quinta-feira, 29 de agosto, Dia Nacional Sem Tabaco

qua, 28/08/2013 - 12h25 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 29 de agosto, Dia Nacional Sem Tabaco, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove, na Estação da Luz, em parceria com o CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), ação que orientará os fumantes sobre os riscos do cigarro.

Por meio de exames de monoximetria, que mostra o índice de monóxido de carbono no organismo, além do cálculo do índice de massa corporal [IMC] e rastreamento de lesões na cavidade bucal, será avaliado o grau de dependência em relação à nicotina e, em alguns casos, os interessados serão encaminhados para locais de tratamento no SUS.

O evento contará com 25 profissionais de saúde de diversas especialidades: nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e dentista.
Serão distribuídos folders contendo informações sobre os aditivos do cigarro e as estratégias nos pontos de venda para atrair a curiosidades dos adolescentes.

O atendimento será entre 10h e 15h, por ordem de chegada. A equipe está preparada para atender até 250 pessoas.

A morte por tabagismo é a mais evitável do mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Um terço da população mundial adulta fuma e cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem todo ano, devido ao uso de cigarro.

Serviço

Dia Nacional Sem Tabaco
Data: 29/08/2013
Horário: das 10h às 15h
Local: Estação da Luz – saguão do piano (área livre) – São Paulo/SP

Da CPTM