Começa reforma do Complexo Constâncio Vaz Guimarães

Obras estão orçadas em R$ 30,7 milhões e devem durar 12 meses

qui, 05/08/2010 - 8h56 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h22)

O Governo iniciou nesta quinta-feira, 5, a reforma do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães. O evento contou com as presenças do governador Alberto Goldman e do secretário do Esporte, Lazer e Turismo, José Benedito Pereira Fernandes.

A revitalização inclui obras no Ginásio do Ibirapuera, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e também na pista de atletismo. Também serão construídos dois novos ginásios externos.

Serão investidos R$ 30,7 milhões na obra. O cronograma das intervenções no Complexo também foi antecipado. Com isso, a previsão de entrega passou de 16 para 12 meses, sendo que 70% da obra deverá ser concluída até dezembro de 2010. Durante a reforma, parte das atividades estará suspensa, mas a partir de janeiro de 2011, todas as modalidades voltarão a ser praticadas normalmente.

Sobre o Complexo

Inaugurado em 1957, o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães é um dos maiores conjuntos desportivos da América Latina, agregando o Ginásio Geraldo José de Almeida (conhecido como Ginásio do Ibirapuera), o Estádio Ícaro de Castro Mello, o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô.

Com capacidade para atender cerca de 34 mil pessoas em uma área de quase 100 mil m², o espaço conta ainda com alojamento, auditórios, academia, pista de corrida, sala de arco e flecha, parque de recreação, três quadras oficiais de tênis, duas quadras poliesportivas descobertas, além de ser anfitrião de diversos eventos esportivos, culturais e de lazer.

No local funciona o Programa Olímpico Centro de Excelência, ex- Projeto Futuro, que desde 1984 atende atletas de todo Estado em regime de internato e atendimento integral, nas modalidades de judô, atletismo, natação e voleibol.

O Ginásio Geraldo José de Almeida contempla os maiores espetáculos culturais, esportivos e de lazer do Estado, como torneios internacionais de tênis e show de patinação no gelo. A estrutura conta ainda com salas de apoio para atletas e artistas.

Já o Conjunto Aquático possui seis piscinas aquecidas, sendo uma olímpica e um tanque de salto, oferecendo infraestrutura para treinamento e competição nas modalidades de natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e mergulho, além de outras quatro piscinas pequenas para aprendizado, aulas de hidroginástica e natação para pessoas com portadoras de necessidades especiais.

O Estádio Ícaro de Castro Mello foi projetado para sediar grandes eventos esportivos, desde uma partida de futebol realizada em campos oficiais até um meeting internacional de atletismo nos padrões olímpicos. Competições de hóquei sobre grama, disco, rugby e tiro com arco e treinamento de atletismo são realizados no local.

Considerado de médio porte, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro possui escolas de esportes nas modalidades de basquete, ginástica olímpica, esgrima, futebol de salão, boxe e voleibol.  As atividades são desenvolvidas em quadra poliesportiva oficial.

Em um área de 900 m² e capacidade para atender um público de 500 pessoas, o Palácio do Judô abriga competições de vôlei e judô, e treinamentos nessas modalidades.

O Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães fica situado na rua Manoel da  Nóbrega, 1361,  no  bairro  do  Ibirapuera,  Capital,  e  pertence  à Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo