Comando de Policiamento da Capital completa 38 anos

Solenidade de aniversário do CPC também premiou policiais que se destacaram em suas funções

sáb, 02/06/2012 - 11h57 | Do Portal do Governo

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar de São Paulo comemorou seu 38º aniversário na quinta-feira, 31 de maio. A solenidade foi realizada na sede do CPC, na Luz, região central de São Paulo.

A cerimônia contou com a presença do coordenador operacional da Polícia Militar, coronel Airton Alves da Silva, representando o comandante geral. além dos coronéis Leopoldo Augusto Correia Filho e João Pessoa do Nascimento, ex-comandantes do CPC e dos responsáveis pelos Comandos de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M).

Criado em 1973 com a missão de regular as atividades do policiamento na Capital, o CPC é responsável por comandar oito CPA/Ms, pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e pela implementação de várias políticas de segurança adotadas ao longo dos anos, como o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e operações como a do desarmamento e a colina verde, que resultaram na redução dos índices da criminalidade.

“A gente fica até sem palavras, pois cuidar da segurança de uma cidade como São Paulo, com tanta diversidade, nos traz uma forte emoção ao saber que estamos participando da vida dessas pessoas e ajudando para que tenham uma vida mais tranquila”, afirmou o comandante do CPC, coronel Marcos Roberto Chaves.

Desde 2001, observa-se uma tendência de queda na criminalidade do Estado e a Capital aparece como a principal cidade responsável por esta redução. De acordo com as estatísticas divulgadas no último dia 25, a cidade de São Paulo fechou o primeiro quadrimestre de 2012 com uma redução de 21,74% nos roubos a banco. A queda foi de dez casos em comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

Para o coronel João Pessoa do Nascimento, comandante do CPC de 1982 a 1986, os elogios à PM são merecidos. “É uma grande satisfação ver a evolução do Comando de Policiamento da Capital. Fico satisfeito em ver que a corporação está crescendo e merece os elogios que está recebendo”.

Entrega de medalhas

A solenidade de aniversário do CPC também premiou aqueles policiais que se destacaram em suas funções, com a entrega de “Láureas de Mérito Pessoal”. Os policiais de São Paulo receberam as medalhas de bronze, cromo, prata, ouro e nas cores do Estado em esmalte. Os ex-comandantes do CPC também foram homenageados durante a cerimônia.

Da Secretaria da Segurança Pública