Centro Paula Souza sedia 4º Simpósio Iberoamericano sobre história da educação

O evento internacional reúne, anualmente, especialistas e pesquisadores de países latino-americanos e da Península Ibérica, com o objetivo de estimular a investigação e a difusão do patrimônio histórico das escolas

seg, 31/08/2015 - 20h09 | Do Portal do Governo

Entre os dias 2 e 4 de setembro, o Centro Paula Souza sedia o 4º Simpósio Iberoamericano: História, Educação e Patrimônio Educativo. Pela segunda vez no Brasil, o evento internacional reúne, anualmente, especialistas e pesquisadores de países latino-americanos e da Península Ibérica, com o objetivo de estimular a investigação e a difusão do patrimônio histórico das escolas. Paralelamente ao encontro, haverá uma reunião prévia da comissão científica nesta terça-feira, dia 1º, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Confira a programação completa

Durante o evento serão apresentados trabalhos, palestras e haverá discussões. Devem participar instituições da Argentina, Chile, México, Espanha e Portugal. Entre elas estão a Universidade de Lisboa, a Universidade Complutense de Madrid e a Escuela Normal N1 – Programa Huellas de la Escuela (Argentina), bem como a Universidade do País Vasco, que receberá a edição de 2016 do simpósio.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Historiografia da Educação Profissional do Centro Paula Souza, Maria Lucia Mendes de Carvalho, a iniciativa é uma oportunidade para estimular a troca de experiências sobre a preservação do patrimônio cultural da educação. “O simpósio promove uma ampla reflexão sobre a história da educação e suas transformações na sociedade, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas para preservação de acervos, a partir da visão de diferentes nacionalidades”, afirma.

Pioneirismo

Com a maior rede estadual de ensino profissional gratuito da América Latina, o Centro Paula Souza é um dos precursores da educação voltada para o mercado de trabalho no país. Criado em 1969 para implantar os primeiros cursos superiores de graduação tecnológica, também incorporou no decorrer dos anos as escolas centenárias de formação profissional. Hoje são 218 Escolas Técnicas (Etecs) e 65 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, que atendem mais de 285 mil alunos.

Para conservar seu patrimônio, além de promover exposições e encontros permanentes, o Centro Paula Souza edita publicações e estimula a pesquisa e a formação de acervos que retratam a história da educação profissional no Estado de São Paulo.

Do Centro Paula Souza