Centro Paula Souza lança cursos livres gratuitos a distância

Cursos de AutoCad e Mercado de Trabalho têm duração de 20 e 30 horas; qualquer pessoa interessada pode participar

ter, 30/06/2015 - 14h11 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza está com uma nova ferramenta gratuita de ensino a distância para aprimorar o conhecimento da população sobre temas ligados ao exercício profissional. Trata-se de uma plataforma Mooc (Massive Open On-line Course – sigla em inglês para Curso On-line Aberto e Massivo) que oferece cursos livres com duração média de 30 horas, por meio do site mooc.cpscetec.com.br.

Os primeiros cursos disponíveis abordam recursos básicos de desenho no AutoCad e técnicas de comportamento em entrevista, apresentação e elaboração de currículo para inserção no Mercado de Trabalho. Qualquer pessoa pode se matricular, basta acessar a plataforma e se cadastrar com login e senha.

Os cursos são dinâmicos, com várias leituras, reflexões, vídeos, jogos, avaliações e exercícios. A plataforma funciona via browser em computador conectado à internet. Há duas opções de aprendizagem: com certificação ou sem emissão de certificado.

“A iniciativa contribui para universalizar o acesso ao ensino de qualidade oferecido pelo Centro Paula Souza. Novos cursos já estão sendo elaborados e deverão estar disponíveis em breve”, explica o diretor do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEAD), Rogério Teixeira.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 73 mil.

Do Centro Paula Souza