Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta

Adesão ainda é baixa entre gestantes, aponta balanço

ter, 22/05/2012 - 9h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde encerra nesta sexta-feira, 25 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo. Desde o último dia 5 foram vacinados mais de 2,7 milhões de paulistas, segundo balanço da pasta.

A adesão entre as gestantes é considerada baixa: apenas 36,8% delas receberam a vacina. Entre os idosos, 41,2%. Já 47,5% das crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade tomaram a dose. A campanha também vale para trabalhadores da área da saúde, indígenas e população carcerária.

Em números absolutos, foram vacinados 426,2 mil crianças entre seis meses e dois anos, 1,97 milhão de idosos e 165,3 mil gestantes.

Até sexta-feira, a Secretaria pretende vacinar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas, número correspondente à meta de 80% dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

Para garantir abrangência da vacinação, a campanha conta com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo são 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

“Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

As crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deverá ser aplicada um mês após a primeira. A medida vale para crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.

A imunização contra a gripe foi introduzida em 1999 no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo Ministério da Saúde. A lista dos postos de vacinação da capital e região metropolitana da Grande São Paulo pode ser acessada pelo site www.cve.saude.sp.gov.br.

Da Secretaria da Saúde