Butantan sedia maratona de atividades para aproximar população da natureza e da ciência

Com entrada gratuita, Avistar 2018 terá palestras, exposições, feiras, oficinas para crianças, lançamento de livros, trilhas e food trucks

qua, 16/05/2018 - 13h25 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do mundo, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realiza no próximo final de semana (de 18 a 20 de maio), o Avistar Brasil 2018, maratona com mais de 44 atividades multiculturais que visa promover a aproximação entre público, natureza e ciência.

O evento tem entrada gratuita e contará com palestras, exposições, feiras, oficinas para crianças, lançamento de livros, trilhas e food trucks, dentre outras coisas. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas percebam a beleza da natureza e que a sua conservação é fundamental para a saúde humana. Esperamos assim contribuir com a formação de um exército de pessoas que conserve o meio ambiente”, diz Erika Hingst-Zaher, pesquisadora do Instituto Butantan e uma das organizadoras do evento, que já está na sua 13ª edição.

Segundo Guto Carvalho, idealizador e organizador do evento, “o Avistar oferece às pessoas a oportunidade de ‘tomar posse’ da natureza, em suas diferentes dimensões: desde a compreensão que o conhecimento cientifico traz até os aspectos contemplativos, artísticos e culturais. Acreditamos que isto contribui para o bem-estar e a saúde”, afirmou o pesquisador.

Um dos destaques será o lançamento. na sexta-feira, 18, às 11h40, da versão em português do aplicativo Merlin, que permite a identificação imediata de pássaros a partir de fotos tiradas até mesmo no dia-a-dia, por celular. O app passará a contar com o chamado “pacote Brasil”, que trará um banco de dados com mais de 300 mil fotos de aves brasileiras enviadas voluntariamente por apreciadores.

Também na sexta-feira, ocorrerá o lançamento do “Passaporte Aves de São Paulo”, uma iniciativa conjunta da Fundação Florestal, do Instituto Butantan e da SAVE Brasil para promover a observação de aves e o uso público nas Unidades de Conservação Estaduais. Acompanhando o programa #vempassarinharSP de observação de aves em unidades de conservação, o passaporte lista 11 parques, destacando suas aves e biodiversidade.

Palestras e encontro de influenciadores

 No sábado, dia 19, às 14h, o norte-americano Rick Prum, da Universidade de Yale, autor do livro “A Evolução da Beleza” (The Evolution of Beauty”) deve ser um dos grandes destaques entre os palestrantes, falando sobre ciência, beleza, evolução e filosofia. Haverá ainda o lançamento de diversos livros de diferentes autores. O evento é aberto ao público, com uma sessão de autógrafos ao final.

A história real dos leões de Tsavo, relatada no filme “A Sombra e a Escuridão”, será contada pelo pesquisador e especialista em mamíferos Bruce Patterson, curador do Field Museum de História Natural, em Chicago, onde as peles taxidermizadas (empalhadas) dos leões fazem parte da exposição aberta ao público. A palestra de Patterson acontece às 11h40 do sábado, 19.

Também no sábado, a partir das 10h, outro destaque será o evento “Conhecer”, que promoverá um encontro inédito entre a nova geração de pesquisadores que também são influenciadores. O evento, que visa debater como aproximar Ciência e sociedade, poderá ser acompanhado em tempo real pela internet, com o uso da hashtag #MaioMêsdaCiência. O público poderá fazer comentários e perguntas aos participantes, que têm como destaque os youtubers e bloggers Inés Dawson, Chico Camargo e Fabio Machado, entre outros.

Durante os três dias do evento, os visitantes poderão prestigiar ainda a exposição em homenagem ao fotógrafo naturalista Haroldo Palo Júnior, que morreu em novembro. Na exposição, estarão alguns de seus registros únicos da natureza, feitos em sua passagem por 35 países.

Para crianças e outras atividades

O evento também terá oficinas, atividades com pintura e caminhadas de educação ambiental para crianças de qualquer idade, no Avistar Kids. Os pequenos na faixa de 4 a 12 anos também poderão participar de trilhas com jogos e dinâmicas no #vempassarinhar.

O Avistar ainda terá, para o público em geral, passeios de observação de borboletas, oficina de Reintrodução de Orquídeas com o renomado botânico Luciano Zandoná, Feira de Troca de Livros, Feira de Troca de Mudas e Sementes (com degustação de plantas alimentícias não-convencionais, as PANCs), exposição inédita de réplicas de serpentes, mostra de tatuagens de aves, oficinas de morcegos e de abelhas, dentre outras coisas.

Serviço

Onde: Instituto Butantan – Avenida Vital Brasil, 1.500 – Butantan – Zona Oeste – São Paulo/SP

Quando: 18,19 e 20 de maio (sexta, sábado e domingo)

Horário: das 9h às 18h

Quem pode participar: entrada livre

Preço: atividades integralmente gratuitas

Cobertura de imprensa: Credenciamento com a assessoria de imprensa do Instituto Butantan – (11) 2627-9606 / 9428 – imprensa@butantan.gov.br

Da Secretaria da Saúde