Bonecões e marchinhas antecipam o Carnaval na Estação da Luz

Apresentação é uma prévia do que os turistas que viajarem no Expresso Turístico para Mogi das Cruzes, no sábado de Carnaval, encontrarão na tradicional festa de rua de Sabaúna

seg, 09/02/2015 - 17h27 | Do Portal do Governo

A Estação da Luz receberá nesta terça-feira, 10, a partir das 12h, um grupo de bonecos gigantes que animarão a festa ao som de tradicionais marchinhas carnavalescas, selecionadas pelos organizadores da folia de Sabaúna, distrito de Mogi das Cruzes conhecido por promover um carnaval à moda antiga, com bandas e desfile de blocos de rua.

A apresentação, no saguão da Estação da Luz, é uma prévia do que os turistas que viajarem no Expresso Turístico para Mogi das Cruzes, no sábado de carnaval, encontrarão na tradicional festa de rua de Sabaúna. A viagem para Mogi, que é realizada habitualmente nos segundos sábados do mês, ganhará uma recepção especial no dia 14. A partir das 7h, a trupe de bonecões reforçará o time de anfitriões que recepcionará os passageiros que embarcarem no Expresso Turístico.

As marchinhas continuarão durante a viagem, esquentando o clima carnavalesco. Ao chegarem na cidade, haverá transporte gratuito da Prefeitura até Sabaúna, onde está programado o carnaval de rua, entre outras atrações turísticas promovidas pelo município.

Expresso Turístico – Sábado de Carnaval

Pra quem quiser fazer um programa diferente no sábado de Carnaval, dia 14, ainda dá tempo de adquirir passagens para o Expresso Turístico que partirá para Mogi das Cruzes. 

O passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva da CPTM e dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária [ABPF], os vagões foram restaurados pela CPTM. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas [com cinto de segurança e ancoragem da cadeira]. Ao longo do percurso sobre os trilhos, que dura cerca de uma hora e meia, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia.

O preço unitário da passagem é de R$ 39,50. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, todos os dias, na bilheteria da Estação da Luz, localizada no acesso à Pinacoteca. Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes. O trem parte da plataforma 4 da Estação da Luz, às 8h30, e o retorno para São Paulo ocorre às 16h30, com chegada às 18h.

Para quem deseja unir turismo e a prática do ciclismo, o Expresso Turístico lançou o “vagão bicicletário”, disponível no trajeto Luz -Mogi das Cruzes. Com capacidade para 45 unidades, o vagão oferece suportes de tubos metálicos no piso, com cintas para fixação das bicicletas durante a viagem com segurança. O transporte das bicicletas tem uma taxa de uso de R$ 3,90 por unidade e oferece descontos para até três acompanhantes, podendo ser adquirido nas bilheterias do Expresso Turístico na Estação da Luz até a quinta-feira anterior à data da viagem.

O bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.

O Expresso Turístico é um projeto da STM [Secretaria dos Transportes Metropolitanos] e CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], em parceria com a Secretaria do Turismo. Conta com o apoio da ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária], IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e das prefeituras de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Santo André.

Mais informações no site.

Serviço

Evento: Apresentação com marchinhas e bonecões
Data: Terça-feira, 10/02/2015
Horário: 12h
Local: Saguão da Estação da Luz – São Paulo/SP

Da CPTM