Aos 50 anos, Metrô inaugura “Estação Memória” na Sé

Instalação que conta a história do primeiro Metrô do Brasil ficará 2 anos em exposição

ter, 06/11/2018 - 18h08 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao cinquentenário de fundação da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, será inaugurada nesta quarta-feira, 7, a  “Estação Memória” na estação Sé, que vai contar a história do primeiro Metrô do Brasil por meio de painéis, totens e telas interativas.

Na Sé, a mais central e movimentada de todas as estações de metrô, foi montado um túnel de 40 metros onde o usuário terá a oportunidade de conhecer o sistema de transporte preferido dos paulistanos, sua modernidade e a evolução tecnológica ao longo do tempo.

No túnel, o visitante poderá também viajar ao passado por meio de fotos, objetos e vídeos históricos organizados em três módulos: “A cidade antes do Metrô”, “Saindo do papel” e “A todo vapor”. Em cada um deles foram abordados temas como tecnologia, infraestrutura, cultura, transformações urbanas, atendimento aos usuários e a importância dos funcionários. Informações e imagens que mostram a complexidade das obras de expansão estarão expostas pelo ambiente.

O visitante poderá ainda experimentar a sensação de estar na cabine e operar um dos trens da primeira frota usada pelo Metrô: o A35. Uma reprodução da cabine do trem em tamanho real foi montada no mezanino da Estação Sé e, ao longo da exposição, terá um painel no qual será possível simular a operação do trem.

Durante a visita na “Estação Memória”, os usuários ainda poderão conhecer a maquete “Metrô Mobilidade”, que identifica as estações de metrô inseridas na escala da cidade.

A exposição ficará aberta ao público por dois anos, sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Curiosidades

O sistema metroviário paulista conta hoje com 6 linhas, 96 quilômetros de extensão (com 415 mil metros de trilhos) e 84 estações, todas obras construídas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. Desde sua inauguração, o Metrô já transportou 28 bilhões de passageiros. Este número é 135 vezes a população do Brasil ou 3,7 vezes a população da Terra. Ao longo desses anos, foram percorridos mais de 500 milhões de quilômetros pelos trens do Metrô, o que representa 1.298 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Diariamente, são realizadas 3,8 mil viagens programadas, 3 milhões de abertura e fechamento de portas e percorridos 64,6 mil quilômetros para transportar os 3,7 milhões passageiros nas linhas operadas pela Companhia do Metrô.

Serviço

Inauguração da “Estação Memória”

Data: Quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Horário: 15h

Local: Estação Sé do Metrô – São Paulo/SP

Do Metrô