AME Votuporanga completa 11 anos com mais de 2 milhões de atendimentos

Desde 2007, Ambulatório Médico de Especialidades é referência em humanização e assistência de alta resolutividade

ter, 11/12/2018 - 12h37 | Do Portal do Governo

O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Mais de Votuporanga, o primeiro no interior do Estado de São Paulo, completa onze anos de funcionamento neste mês, com balanço superior a 2 milhões de atendimentos e 99% de aprovação dos usuários. A unidade abrange 29 municípios com população de 300 mil habitantes.

Inaugurado em dezembro de 2007, o ambulatório já realizou, até o momento, 1.872.386 consultas médicas e não médicas, 407.113 exames, 44.789 cirurgias. Somente em 2018, até outubro, foram 112.600 consultas, 42.339 exames e 4.256 cirurgias.

A produção anual da unidade cresceu mais de 79% no período. Em 2017, ocorreram 267.295 atendimentos, no total, contra 149.495, em 2008. No total, oferece 35 especialidades médicas e mais de 8 exames auxiliares de diagnóstico e terapêutica (confira relação abaixo).

Possui 49 consultórios de atendimento ambulatorial multiprofissional, sala de emergência totalmente equipada para dar suporte às atividades diárias do AME, centro cirúrgico com salas operatórias e leitos de RPA, hospital dia, 2 salas de pequenos procedimentos, 3 salas para realização de procedimentos endoscópicos, 2 consultórios odontológicos, área para reabilitação, área destinada para exames diagnósticos inclusive com tomografia, ressonância magnética e medicina nuclear.

“Comemoramos esses 11 anos de assistência gratuita ofertada ao cidadão com muito orgulho. Certos de que prestamos um serviço de qualidade à população e cumprimos com nosso propósito”, afirma o superintendente do AME Votuporanga, Ana Virginia Leonal.

Além de ser AME Mais, apto a realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, oferece o programa “Filho que Ama leva o Pai ao Ame”, por meio da qual, somente em 2018, realizou 2.386 atendimentos. Possui acreditação de qualidade Nível I pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação com excelência. Com foco na humanização e na necessidade da população, funciona também aos sábados, das 7 às 13h, facilitando o acesso ao serviço.

A unidade também é exemplo de gestão de recursos humanos, sendo considerada a terceira melhor empresa para se trabalhar do Brasil, na categoria Clínica, em ranking elaborado pelo Instituto Great Place to Work Brasil, em parceria com a Live Healthcare Media, no ano passado.

Preocupado com o meio-ambiente, neste ano, a unidade implantou o projeto “Saúde sem Papel” visando reduzir o consumo de papel e os gastos com impressão, além de aumentar a segurança nos processos eletrônicos e diminuir o acúmulo de prontuários físicos no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME).

Os agendamentos de consultas são realizados pelos próprios municípios por meio do sistema informatizado da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde).

A advogada Márcia Franco ressalta a importância do AME para cidade. “O AME de Votuporanga é muito importante para nossa população, ele funciona praticamente como um hospital, de tão completo que é”, conclui.

A unidade é administrada pela OSS Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. Está localizado na Rua Maria de Freitas Leite, 2.944 – Cidade Nova – Votuporanga. Contato: (17) 3426-6000.

“O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados”, explica o secretário Marco Antônio Zago.

“O AME amplia ainda mais o acesso da população a cuidados especializados, num serviço altamente resolutivo, capaz de ofertar diagnóstico e o tratamento no mesmo local”, destaca o governador Márcio França.

Especialidades médicas: Alergologia – Imunologia; Cardiologia; Cardiologia – Avaliação Pré-Cirúrgica; Cardiologia – Saúde do Homem; Cirurgia Geral; Cirurgia Geral – Avaliação de Pequenas Cirurgias; Cirurgia Pediátrica; Cirurgia Plástica; Cirurgia Vascular; Coloproctologia; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Pediátrica; Gastroclínica; Geriatria; Hematologia; Infectologia; Mastologia; Mastologia – Linha de Cuidado; Nefrologia; Neonatologia; Neurologia; Neurologia Pediátrica; Obstetrícia – Alto risco; Ortopedia – Trauma; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Pneumologia Pediátrica; Reumatologia; Uroginecologia; Urologia; Urologia – Saúde do Homem.

Especialidade não-médicas: Enfermagem – Saúde do Homem; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutrição e Psicologia.

Exames: Diagnóstico em Laboratório Clínico; Diagnóstico por Anatomia Patológica e Citopatológica; Diagnostico por Radiologia; Diagnostico por Ultrassonografia; Diagnóstico por Endoscopia; Métodos diagnósticos em especialidades (Mix). Diagnóstico por Ressonância Magnética e Diagnóstico por Tomografia.

Da Secretaria da Saúde