AME Interlagos faz campanha para reduzir faltas em consultas agendadas

O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Interlagos criou estratégias com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de comparecer às consultas médicas agendadas na unidade e, assim, garantir […]

qui, 12/09/2019 - 9h12 | Do Portal do Governo

O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Interlagos criou estratégias com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de comparecer às consultas médicas agendadas na unidade e, assim, garantir que o atendimento seja ofertado a quem precisa.

O índice absenteísmo (falta) no primeiro semestre de 2019 foi de 32%. A meta é diminuir a média e mantê-la mensalmente em 25%, para que fique dentro das taxas recomendadas por instituições de saúde internacionais referenciadas.

Para alcançar esse percentual, materiais informativos foram fixados no equipamento público de saúde. Logo na recepção, o paciente encontra um banner que ressalta a ideia de que faltar à consulta prejudica os outros. Os colaboradores também distribuem um folheto com dicas para evitar atrasos e esclarecimento sobre o procedimento para desmarcar consultas, se o paciente tiver um imprevisto, por exemplo.

Caso não possa comparecer, o paciente deve entrar em contato com os profissionais do equipamento público em, no mínimo, 48 horas, além de manter os dados pessoais atualizados em seu cadastro.

Outra medida adotada pelo AME é a de entrar em contato com os pacientes por telefone ou aplicativo de celular para confirmar o comparecimento.

No geral, as principais justificativas dos pacientes para o absenteísmo são o esquecimento, a dificuldade para encontrar o ambulatório e motivações pessoais, entre outras.

“Quando a pessoa falta e não avisa, o profissional fica aqui à espera, enquanto deixa de atender outras que precisam muito”, afirma a supervisora administrativa da AME, Milena Batista.

Administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), o AME Interlagos conta com 29 consultórios e 15 especialidades médicas, fisioterápicas, de fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social. Também são realizados exames e cirurgias ambulatoriais de menor complexidade. O atendimento ocorre a partir do encaminhamento para serviço especializado, feito por profissionais da rede pública de hospitais, unidades básicas de saúde (UBS) e dos programas de saúde da família (PSF).

Da Secretaria da Saúde