Alunos de Fatec lançam game de cartas com personagens da literatura

Estudantes do último ano de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul fundaram uma empresa durante o curso e estão lançando seu primeiro game

ter, 13/09/2016 - 9h05 | Do Portal do Governo

Kevin Talarico e Samantha Geraldini, alunos do último ano de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul, percorreram um caminho um pouco diferente do tradicional e fundaram uma empresa durante o curso. Agora, os jovens estão lançando seu primeiro game, o Cartas a Vapor.

A empresa foi fundada depois de eles cursarem uma disciplina da faculdade que exigia a simulação de um negócio. A ideia acabou incentivando os dois a investirem de verdade e a Potato Cat surgiu no final de 2015.

Mais do que um passatempo, o Cartas a Vapor é um jogo de cartas que pretende preencher algumas lacunas encontradas por seus criadores. A primeira delas é a do desinteresse dos jovens pela literatura clássica. O jogo é inspirado em um livro do escritor gaúcho Enéias Tavares, A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, que faz releituras de diversos personagens de obras famosas, como O Alienista, de Machado de Assis, e Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, em um plano de fundo retrofuturista.

Durante uma partida, heróis e vilões devem cumprir missões e impedir que o adversário alcance primeiro seus objetivos. Para isso, há cartas de cenários, acessórios e missões, unindo sorte e estratégia.

“A maioria dos estudantes não lê a literatura clássica por vontade, mas porque vai prestar algum vestibular. A gente quer tornar mais agradável esse universo e achamos essa proposta muito interessante”, conta Kevin, que buscou uma parceria com o autor da história. Outro ponto que impulsionou a criação do game foi a ausência de material sobre a cultura do steampunk, que aborda o futurismo em histórias de época e que, segundo o estudante, tem muitos fãs entre os jovens jogadores.

Financiamento

Agora, para o jogo ser produzido em larga escala, os alunos da Fatec contam com um financiamento coletivo na internet. As “recompensas” para quem ajudar variam, mas todos os apoiadores receberão o jogo. Entre os pacotes disponíveis, há um kit voltado para escolas de Ensino Médio: são dois tabuleiros, livros para a biblioteca e outros brindes. A ideia é aplicar o jogo de maneira educativa.

A iniciativa é aprovada pelo coordenador de Jogos Digitais da Fatec. “Incentivamos os alunos desde o começo a pensar em empreendedorismo e também temos um projeto para a criação de jogos educacionais”, conta Alan Henrique Pardo de Carvalho. Segundo o professor, outros games já foram finalizados e apresentados para as equipes técnicas do Centro Paula Souza que pesquisam e desenvolvem o método de ensino da rede.

Para ajudar o Cartas a Vapor a ser lançado é preciso entrar na página do game no site de financiamento coletivo. Lá há também vídeos e fotos explicativas com mais informações sobre como jogar. O jogo também foi apresentado na Bienal do Livro, em São Paulo.

Do Centro Paula Souza