Alunos da rede estadual de ensino viram “Governador por um Dia”

Quatro estudantes de 8º e 9º anos recebem premiação por redações em resposta à questão: “Se você fosse governador, o que faria?”

qua, 18/09/2013 - 20h02 | Do Portal do Governo

“Se você fosse governador, o que faria para combater a violência?”. Cerca de 600 alunos responderam ao questionamento do projeto “Governador por um Dia”, promovido pelo Movimento Mulheres da Verdade em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. Os estudantes são de cinco escolas estaduais, localizadas nas zonas norte, sul, leste, oeste e centro da capital paulista.

Do total de participantes, 26 foram classificados e quatro foram premiados. Os autores das melhores redações participaram nesta quarta-feira, 18, da solenidade de premiação com o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, no Palácio dos Bandeirantes.

“É um verdadeiro programa de governo e muito bem feito”, disse o governador Alckmin após ouvir a redação da primeira colocada, a estudante Cássia Costa Barbosa. “Cultuar a língua portuguesa, estimular a redação e escrever bem são um dom, e quem lê mais, melhor escreve. Não só a forma é importante, mas o conteúdo de envolver a juventude nas questões do país e do seu Estado”, completou o governador.

Os vencedores foram selecionados pelas integrantes do Movimento Mulheres da Verdade, que reúne 40 entidades de diferentes setores da sociedade para discutir questões relacionadas à ética e à cidadania. Aos 14 anos, Cássia Costa Barbosa, aluna da Escola Estadual Professora Marina Cintra, ficou em primeiro lugar e recebeu um tablet como prêmio. Cássia sonha ser advogada, mas, se fosse governadora por um dia, investiria na conscientização da população.

“Na escola, desde o início do ano, participamos de um projeto chamado assembleia de classe. Sempre que um aluno discute com outro ou tem algum problema, nós levamos para o conselho em sala de aula. Eu sou a representante e faço a mediação. Os resultados são ótimos e todos estão satisfeitos, especialmente os professores”, afirma Cássia, que estuda na unidade de ensino desde o 1º ano do Ensino Fundamental.

Os dois jovens que ficaram em segundo lugar receberam bicicletas e o prêmio do terceiro colocado foi um celular. Todos os participantes receberam certificados e medalhas. Entre os temas retratados pelos estudantes estão a importância de aceitar as diferenças para prevenir a violência nos estádios de futebol e o papel da família e dos professores nas campanhas contra o uso de drogas.

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