Alunos da Etec de Heliópolis publicam livro de cordel

Coletânea de textos utiliza técnicas de métrica e rima do gênero literário que recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil

seg, 14/01/2019 - 12h40 | Do Portal do Governo

Após receber o título de Patrimônio Cultural do Brasil, a literatura de cordel inspirou um grupo de mais de cem estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis, na zona sul da Capital, a publicar um livro com uma coletânea de textos utilizando as técnicas de métrica e rima do tradicional gênero literário popular brasileiro.

O projeto recebeu apoio da Editora Gráfica de Heliópolis, idealizada pelo escritor PC Marciano com o intuito de lançar obras de autores da comunidade, e resultou no livro Também Tem Cordel no Helipa.

A publicação foi organizada pelo professor Fagner Araújo, que dá aulas de literatura e língua portuguesa na Etec de Heliópolis. Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo estimular nos alunos o interesse pela escrita. “Além de potencializar a criatividade, o projeto proporciona conhecimentos sobre o processo editorial e de publicação de um livro”, explica.

Coleção

Esta é a terceira obra da coleção lançada pelos alunos da Etec de Heliópolis. As outras duas publicações são: “Cidade do Sol – Prosa e Poesia” e “Sabor e Poesia”, que aborda temas relacionados a lembranças de cheiros e comidas.

De acordo com o professor Fagner, a ideia de transformar textos dos alunos em livros surgiu naturalmente. “O livro faz parte do nosso cotidiano e sempre há um talento escondido que já sonhou em um dia publicar seus textos. Então, decidimos apostar neste potencial e criar uma oportunidade para os jovens”, ressalta.

Do Centro Paula Souza