Aluna de Centro de Estudo de Línguas estadual ganha bolsa para estudar na Alemanha

Secretaria da Educação mantém parceria com instituto internacional para ensino de alemão em 33 unidades

qui, 08/08/2019 - 17h20 | Do Portal do Governo

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos alunos que estudam uma língua estrangeira. Para a aluna de alemão Francielle Gonçalves Teixeira, do Centro de Estudo de Línguas (CEL) vinculado à Escola Estadual Orígenes Lessa, em Diadema, esse sonho será realidade graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Instituto Goethe.

A estudante de 19 anos, já formada no ensino médio pela Escola Estadual Antônio Branco Rodrigues Junior, foi contemplada com uma bolsa para estudar e visitar a Alemanha. Isso graças aos bons resultados que ela apresentou no exame de proficiência Fit in Deutsch em 2018, aplicado pelo instituto a todos os alunos da rede que cursam o idioma em alguma unidade do CEL.

A jovem está animada para a viagem, que acontecerá em janeiro de 2020, durante o inverno no país europeu. “Eu sempre gostei da Alemanha pela sua história e a língua alemã também me conquistou. Agora estou ansiosa para conhecer o país e também ver a neve”, conta a aluna, que também já cursou espanhol e inglês no CEL.

Além de bolsas de estudo, o Instituto Goethe, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, certifica gratuitamente os estudantes dos CELs em língua alemã. E também oferece formação em serviço dos professores de alemão com aulas atribuídas nos CELs. Atualmente, 33 unidades, espalhadas por todo o Estado, oferecem o curso de alemão para mais de 1,5 mil estudantes.

Sobre o Instituto

O Goethe-Institut São Paulo organiza e apoia um espectro amplo de eventos culturais que apresenta a cultura alemã no estrangeiro e promove o intercâmbio entre culturas. Dentre as suas atividades, oferece cursos, workshops e seminários para professores na área de alemão como língua estrangeira, além de um amplo programa de exames e provas de alemão.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
(11) 2075-4610