Alckmin vistoria obras da estação Brooklin da Linha 5-Lilás

Com 54% das obras civis executadas, estação é implantada pelo método de cinco poços e suas escavações ocorreram de forma simultânea, algo inédito na engenharia metroviária brasileira

ter, 01/04/2014 - 14h03 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin vistoriou nesta terça-feira, 1º de abril, as obras da futura estação Brooklin da Linha 5-Lilás, atualmente em obras de expansão entre as estações Adolfo Pinheiro – em operação assistida – e Chácara Klabin. Participaram da vistoria o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o diretor-presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco. Ao todo serão 10 novas estações, já que a Adolfo Pinheiro está em operação assistida desde fevereiro.

Até o momento, foram executados 54,4% das obras civis da estação Brooklin. A construção dessa estação acontece pelo método de cinco poços, cada um com profundidade de 28 metros, o equivalente a um prédio de 10 andares.

“Nós estamos com três tatuzões na Linha 5-Lilás. Dois deles vêm da estação Adolfo Pinheiro – que já entregamos e está em operação – para o Alto da Boa Vista. Depois, eles seguem para Borba Gato e, em cinco meses, devem estar aqui no Brooklin, onde foram feitos cinco poços”, explicou Alckmin. “Depois de chegarem ao Brooklin, os tatuzões seguem para Campo Belo e continuam na Linha 5, que têm ao todo dez estações”, completou o governador, ao lembrar que a linha Lilás é importante porque é integradora e passará por inúmeros hospitais.

Além da estação Brooklin, as obras do prolongamento da Linha 5-Lilás também incluem os poços de ventilação e de saída de emergência São Sebastião, Roque Petrella e Bandeirantes, bem como o poço Conde de Itu, local de partida das tuneladoras (shields ou tatuzões).

Estação Brooklin

A estação Brooklin foi concebida para ser implantada pelo método de cinco poços e suas escavações ocorreram de forma simultânea, algo inédito na engenharia metroviária brasileira e que proporcionou ganho de tempo na realização da obra. Isso só foi possível porque, pela primeira vez, o Metrô utilizou uma “hidrofresa” hidráulica (equipamento que preparou toda a infraestrutura dos cinco poços e garantiu a impermeabilidade, eliminando a necessidade de rebaixamento do lençol freático nas áreas externas).

Neste momento, estão em obras o revestimento secundário das paredes dos poços e, mais à frente, no poço Roque Petrella, os túneis para as vias. A obra bruta dos túneis já avançou 76% no sentido Campo Belo e está concluída no sentido da estação Brooklin. Trabalham nas obras do lote 3 aproximadamente 1.300 operários. O início da operação desta estação está previsto para ocorrer em 2016, com o trecho entre as estações Alto da Boa Vista e Chácara Klabin.

Importância do prolongamento da Linha 5-Lilás

A expansão da Linha 5-Lilás engloba um investimento de R$ 7,5 bilhões (incluindo a compra de 26 novos trens). A extensão, após a estação Adolfo Pinheiro, terá mais 10 km e 10 estações (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). A Linha 5-Lilás fará integração com a futura Linha 17-Ouro, com a Linha 1-Azul e a Linha 2-Verde.

Estima-se que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nessa linha com a operação plena, prevista para ter início em 2016. A expansão da Linha 5-Lilás promoverá uma melhora expressiva nos deslocamentos dos usuários da zona Sul.

No dia 12 de fevereiro, começou a operação assistida na estação Adolfo Pinheiro, a primeira entregue dessa ampliação. Por dia, está sendo registrada a entrada de 1.900 visitantes para conhecer a nova estação.

Linha 2

Na ocasião, o governador Alckmin também falou de outras linhas do metrô. “Iremos lançar, agora no começo de abril, o edital de obra da Linha 2, que sairá da Vila Prudente e irá até Guarulhos. Essa será a sexta linha do metrô que entrará em obras. Agora nós estamos com quatro linhas em obras e no segundo semestre entrarão a Linha 6, cujo contrato já está assinado, e a Linha 2”, explicou.

Metrô
Assessoria de Imprensa
(11) 3291-9801