Alckmin recebe medalhistas paralímpicos dos mundiais de natação e atletismo

Atletas de natação e atletismo que participaram dos mundiais de Lyon e Montreal se reuniram no Palácio dos Bandeirantes

qua, 21/08/2013 - 17h03 | Do Portal do Governo

Após conquistarem 66 medalhas para o Brasil, 34 atletas paralímpicos que participaram dos jogos mundiais de atletismo em Lyon, na França, e de natação em Montreal, no Canadá, foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, dia 21 de agosto. Os 17 integrantes do Time São Paulo Paralímpico, que recebem o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, somaram 35 medalhas, sendo 20 conquistas de atletismo e 15 de natação. Nos dois mundiais o Brasil foi representado por 59 atletas, sendo 24 nadadores e 35 integrantes de atletismo.

O governador Geraldo Alckmin relembrou o ex-primeiro ministro inglês Winston Churcill ao homenagear os atletas. “Uma vez, Churchill falou, durante a segunda Guerra Mundial, sobre os heróicos pilotos da IAF, a Força Aérea Inglesa. “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”. Nós podemos dizer hoje, aqui, que todos nós, brasileiros e paulistas, estamos extremamente felizes e orgulhosos de vocês!”, afirmou o governador.

Nas competições em Lyon, o Brasil ficou em terceiro lugar com 40 medalhas, sendo 16 de ouro, 10 de prata e 14 de bronze. O paraense Alan Fonteles conquistou três medalhas de ouro e uma de prata e ainda é o atual detentor dos recordes mundias nos 100m e nos 200m, T43. Outro destaque é o Odair dos Santos, que trouxe três medalhas de ouro também no atletismo. Os atletas Daniel Mendes, Yohansson do Nascimento, Claudinei dos Santos e Gerusa dos Santos também trouxeram medalhas ao Brasil. Os componentes do Time São Paulo Paralímpico somaram 20 medalhas, sendo 11 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze, ou seja, 50% do total.

Já em Montreal, o país ocupou o sexto lugar no quadro geral com 26 medalhas, sendo 11 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze. O nadador Daniel Dias levou seis medalhas de ouro e duas de prata e Andre Brasil, conquistou três de ouro e três de prata. As competições no Canadá também contaram com a presença de Talisson Glock, com 2 medalhas de prata, Carlos Farrenberg e Matheus Silva. Os componentes do Time São Paulo Paralímpico somaram 15 medalhas, sendo 9 de ouro e 6 de prata, aproximadamente 60% do total.
O Time São Paulo Paralímpico é a seleção composta por 41 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, tênis de cadeira de rodas, tênis de mesa, judô, natação, paracanoagem, remo e vela. A equipe é constituída por meio de convênio assinado em 2011 entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

O convênio prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições até as Paralimpíadas de 2016, quando a competição acontecerá no Rio de Janeiro. Os atletas foram escolhidos entre a elite do paradesporto e, juntos, foram responsáveis por 60% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos de Pequim 2008 e Paralimpíadas de Londres.
Em 2012, nas Paralimpíadas de Londres, o Brasil conquistou a sétima colocação no quadro geral, somando 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. Desse total, 25 vitórias foram de integrantes do Time São Paulo Paralímpico, sendo 16 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze, nas modalidades atletismo, natação, bocha e judô.

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência