Alckmin participa do 13º Fórum Econômico Mundial da América Latina

World Economic Forum on Latin America (WEF) deve reunir mais de 700 líderes de empresas, governos e a sociedade civil

ter, 13/03/2018 - 20h50 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, 13, da abertura oficial para imprensa do 13o Fórum Econômico Mundial da América Latina, que acontece no início desta noite, no Palácio dos Bandeirantes. O evento terá abertura oficial aos participantes na manhã desta quarta-feira, 14.

Alckmin comentou do bom momento da economia mundial e da recuperação econômica brasileira. “O Fórum Econômico Mundial aqui na América Latina vem em um momento muito especial. Primeiro, um bom momento da economia mundial. É raro você ter na economia um crescimento de quase 4%. 3,9% de crescimento do PIB mundial é excepcional, ninguém pode perder esse bom momento”, comentou defendendo o livre comércio como forma de expansão econômica e melhoria da qualidade de vida da população. “O Brasil sai de uma recessão e inicia um processo de recuperação econômica que deve ser mais vigorosa esse ano, com isso temos muitos desafios. Nós defendemos o comércio, defendemos a abertura comercial que beneficia a sociedade, com competitividade, produtividade, oportunidade. Então é evidente que não podemos concordar com medidas protecionistas”, ressaltou.

O WEF, também conhecido como “mini Davos”, volta para o Brasil após sete anos. Na última vez, em 2011, foi sediado na cidade do Rio de Janeiro.

Seguem informações da organização do WEF:

O 13º World Economic Forum on Latin America deve reunir mais de 700 líderes de empresas, governos e a sociedade civil para criar uma nova narrativa para a região, diante dos impactos significantes que o intenso ciclo eleitoral dos próximos dois deve ter na arena política e socioeconômica.

Com o tema América Latina no Ponto de Inflexão: Criando uma Nova Narrativa, a reunião pretende aproveitar desse movimento para ajudar a criar uma nova narrativa, baseada na riqueza de recursos humanos e naturais que a região apresenta, com o foco principal em liderança responsável e no bem-estar da população. O tema também aborda a tecnologia e inovação, que serão fatores importantes para a modernização das economias regionais, o aumento da produtividade e o progresso econômico para todos.

Para as organizações, a reunião vai ajudar a navegar e influenciar as transformações econômicas, políticas e tecnológicas que estão por vir. Outro tema dos debates será como a Quarta Revolução Industrial pode ajudar a região a maximizar seu potencial e promover seu espírito empreendedor e ecossistema de start-ups.

“A reunião regional de 2018 será, sem dúvida, um marco para a agenda da América Latina. Com a articulação de líderes dos setores público e privado e da sociedade civil, podemos exercer uma influência coletiva sobre a narrativa da região. A América Latina está iniciando um ciclo eleitoral decisivo, que representa uma oportunidade de abraçar a tecnologia e a inovação e, ao mesmo tempo, promover a criação de valor a longo prazo, fomentando o progresso econômico de maneira sustentável e inclusiva”, disse Marisol Argueta de Barillas, Chefe de Estratégia Regional – América Latina e Membro do Comitê Executivo, do World Economic LLC.

“A cidade de São Paulo sediou o primeiro World Economic Forum on Latin America pela primeira vez doze anos atrás, em 2006. Esse é um momento especial, uma reunião que representa uma grande honra para nosso país e uma oportunidade de trabalhar em conjunto com o Forum para abrir um diálogo e conscientizar as pessoas sobre os maiores desafios globais. A cidade de São Paulo recebe o Forum de braços abertos. Desejo a todos um Forum excelente”, disse Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.

“É uma grande satisfação para a cidade de São Paulo sediar o World Economic Forum on Latin America. A cidade é o maior centro de consumo da América Latina. Com a retomada do crescimento, o Brasil pode apoiar a expansão da economia regional. Para o investidor internacional, é uma ótima oportunidade para conhecer as várias oportunidades de negócios no Estado e na cidade de São Paulo”, disse João Doria, prefeito de São Paulo.

Os principais participantes regionais incluem: Michel Temer, presidente do Brasil; Isabel Saint Malo de Alvarado, vice-presidente do Panamá; Jorge Faurie, ministro de Relações Exteriores e Culto da Argentina; Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil; Henrique Meirelles, ministro da Fazenda do Brasil; Geraldo Alckmin Filho, governador de São Paulo, Brasil; João Doria, prefeito de São Paulo, Brasil; Mauricio Cardenas, ministro de Finanças e Crédito Público da Colômbia; Manuel A. Gonzalez, ministro de Relações Exteriores da Costa Rica; Roberto Azevêdo, diretor-geral, Organização Mundial do Comércio (OMC); Alicia Bárcena Ibarra, secretária executiva, Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (ECLAC), Santiago; Luis Alberto Moreno, presidente, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington DC; membro do Conselho de Administração do World Economic Forum; Ildefonso Guajardo Villarreal, secretário da Economia do México; Maria Soledad Nuñez Mendez, ministra de Habitação do Paraguai; e Lieneke María Schol Calle, ministro de Produção do Peru.

Os presidentes conjuntos do World Economic Forum on Latin America são: Candido Bracher, presidente, Itaú Unibanco, Brasil; Paul Bulcke, membro do Conselho, Nestlé SA; Maria Cristina Frias, membro do Conselho e Editora de Mercado Aberto, Grupo Folha, Brasil; Michael Gregoire, presidente, CA Technologies; Alejandro Ramirez, presidente, Cinepolis; Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente Executivo, Banco Bradesco, Brasil; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração, Magazine Luiza SA; Ngaire Woods, reitora, Escola de Governo Blavatnik, Universidade de Oxford, Reino Unido.

  • O 13o World Economic Forum on Latin America será o ponto de encontro para mais de 700 líderes de mais de 40 países representando empresas, governos, o mundo acadêmico, a sociedade civil e as artes.
  • O tema da reunião é América Latina no Ponto de Inflexão: Criando uma Nova Narrativa
  • Para mais informações, visite: http://wef.ch/la18

Nota aos editores:

O World Economic Forum é uma Organização Internacional para Cooperação Público-Privada com o compromisso de melhorar a situação do mundo. O Forum trabalha com líderes empresariais, políticos, acadêmicos e da sociedade reconhecidos para orientar agendas globais, regionais e setoriais. (www.weforum.org)

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo com informações da assessoria do WEF