Alckmin lança roteiros turísticos no Estado de São Paulo para o período da Copa

Disponível em três idiomas, o guia traz 55 passeios em 49 municípios próximos à capital

qua, 09/04/2014 - 12h46 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quarta-feira, 9, no Museu do Futebol, um guia de roteiros turísticos para promover o Estado de São Paulo durante a Copa do Mundo. O guia Roteiros Paulistas tem dicas de praias paradisíacas, belos cenários nas montanhas, lugares históricos e variadas opções de turismo de aventura que podem ser encontrados a poucos quilômetros da capital.

“Há a expectativa de que tenhamos mais de 250 mil turistas estrangeiros durante a Copa e 1,2 milhão de turistas de dentro do país. São Paulo vai receber 15 das 32 seleções que vão disputar o mundial. Eles ficarão na capital, região metropolitana, litoral e interior e nós queremos que os turistas que virão pra cá tenham a oportunidade de conhecer melhor o Estado, nossas praias, gastronomia, cultura, atividades de lazer. Enfim, temos todo tipo de turismo no Estado. E temos, no DNA, a visão cosmopolita de receber bem a todos”, frisou Alckmin.

Os passeios são definidos de acordo com o perfil dos turistas das Copas e o curto período que terão disponível entre os jogos. São 55 roteiros em 49 municípios a até 300 quilômetros da capital, com opções de até três dias, que mostram a variedade dos destinos paulistas muito além dos negócios. São quatro temas: sol e praia, cultura e lazer, comer e beber e aventura e natureza.

Disponível em três idiomas – português, inglês e espanhol -, o guia Roteiros Paulistas será enviado a multiplicadores de informação para os visitantes, como agências e órgãos de turismo, companhias aéreas, consulados e federações de futebol dos países participantes da Copa do Mundo, prefeituras paulistas e à imprensa.

São Paulo é o Estado brasileiro que mais recebe turistas: cerca de 50 milhões por ano, 13 milhões deles somente na capital. No entanto, há ainda muito espaço para crescimento do número de visitantes a lazer e consequente geração de empregos e renda neste setor.

São Paulo receberá 15 seleções em seus centros de treinamento. Com o guia, a expectativa é aproveitar a Copa do Mundo para incentivar ainda mais o turismo e a atividade econômica, como já tem sido feito por meio de programas como Roda SP, Turismo do Saber, Festival Gastronômico Sabor SP, Melhor Viagem SP e o Caminha SP.

Entre os 55 roteiros estão: uma visita à histórica Santos, na Baixada Santista, em um dia; dois dias de requinte em um passeio gastronômico em Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira; e três dias de aventura nas cachoeiras e praias preservadas de Ilhabela e São Sebastião, no litoral norte paulista.

Além dos passeios sugeridos, o guia traz informações sobre acomodação, alimentação, como chegar ao destino e serviços úteis aos estrangeiros, com orientações sobre a moeda, como fazer ligações telefônicas e contatos de consulados. Um capítulo especial é dedicado a grandes craques paulistas de futebol, do passado e do presente, que revelam suas lembranças e preferências de viagem pelo Estado.

Serviço

O guia Roteiros Paulistas pode ser consultado online no site www.copa2014.sp.gov.br.

Confira versões do guia em três idiomas:

Português

Inglês

Espanhol

Assessoria de Imprensa do Comitê Paulista
(11) 3913-8873 / 8880

cmelo@planejamento.sp.gov.br
www.copa2014.sp.gov.br
www.turismoemsaopaulo.com