Alckmin inaugura unidade do Poupatempo em Caieiras

O 51º posto do Estado já está à disposição da população; local também oferece serviços do novo Detran.SP

qua, 02/07/2014 - 17h56 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, 2, a 51ª unidade do Poupatempo do Estado, na cidade de Caieiras, Região Metropolitana de São Paulo. O posto é o 19º dentro do Plano de Expansão, elaborado a pedido do governador pela Secretaria de Gestão Pública.

“É uma grande alegria voltar a Caieiras para entregar dois grandes serviços públicos: o Poupatempo e o novo Detran. O Poupatempo é sinônimo de serviço público rápido, com tecnologia de informação. Tem profissionais qualificados, respeitando o cidadão”, afirmou. “Já no caso da Ciretran, o exame teórico [da Carteira Nacional de Habilitação] é feito no computador e o resultado sai na hora. Outra vantagem é que as pessoas podem usar os serviços na hora do almoço ou aos sábados”, completou o governador.

Estudos apontam que mais de 460 mil pessoas serão beneficiadas com a instalação da unidade, grande parte residente nos municípios de Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã, incluindo Caieiras.

O grande objetivo da expansão do programa é mais que duplicar a quantidade de postos existentes – 32 antes do Plano – e fazer com que o mesmo chegue cada vez mais perto dos cidadãos.

Etec Caieiras

Na ocasião, o governador inaugurou oficialmente a Escola Técnica Estadual (Etec) de Caieiras. Na parceria para implantação da unidade, coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio, que abriga 6 salas de aula, 4 laboratórios (2 de Informática, 1 de Hardware e 1 de Segurança do Trabalho), espaço para outros 2 laboratórios de Informática, auditório e biblioteca, entre outros ambientes, distribuídos em 1.768 m² de área construída.

O Centro Paula Souza ficou responsável pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos, acompanhamento do processo seletivo, contratação de professores e pela compra de mobiliário e equipamentos. Entre 2013 e 2014, o valor do investimento do Estado em mobiliário e equipamentos superou R$ 520 mil.

A Etec iniciou suas atividades como classe descentralizada no segundo semestre de 2013. Atualmente, 157 alunos estão matriculados nos cursos técnicos de Informática para Internet e Segurança do Trabalho.

Serviços do Poupatempo

O Poupatempo de Caieiras funciona na Rua Ambrosina do Carmo Buonaguide, 394, Centro, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. São 476,2 m² de área, mais 78,8 m² para vistoria de veículos. Todos os serviços comuns a uma unidade do Poupatempo serão oferecidos, tais como a emissão da Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) e a Carteira de Trabalho, emitida por intermédio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

O novo Detran.SP estará à disposição para assuntos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos. Uma das novidades do órgão no local é que aquele que tirar a primeira carteira de motorista não usará mais papel e caneta para fazer o exame teórico, pois esse passará a ser no formato eletrônico.

Os serviços eletrônicos, como a Nota Fiscal Paulista e o B.O Eletrônico, também estarão à disposição da população. Uma unidade bancária no local facilita ao cidadão o recolhimento das taxas geradas pelo posto, cuja capacidade de atendimentos pode ultrapassar mil cidadãos por dia.

Investimento

O investimento é de mais de R$ 1,9 milhão, entre implantação e custeio no primeiro ano. Ele prevê toda parte de infraestrutura lógica, comunicação visual, equipamentos de informática (hardware e software), telecomunicações, treinamento e acompanhamento, entre outros.

Outras unidades

Além de Caieiras, mais seis municípios serão contemplados com uma unidade na Região Metropolitana: Santo André, Cotia, Diadema, Carapicuíba, Taboão da Serra e Mauá.

Vale lembrar que a região já contava com onze unidades do programa: Lapa (desde abril de 2012), Cidade Ademar (desde novembro de 2010), Itaquera (desde novembro de 2000), Luz (desde junho de 1998), Santo Amaro (desde agosto de 1998), Sé (desde outubro de 1997), Guarulhos (desde setembro de 2002), Mogi das Cruzes (desde outubro de 2011), Osasco (desde julho de 2008), São Bernardo do Campo (desde junho de 2001) e Suzano (desde janeiro de 2013).

Plano de Expansão

O Governo de São Paulo ainda vai entregar mais 21 novas unidades do programa. A previsão é que todas estejam atendendo a população ainda em 2014.

O Plano de Expansão do Poupatempo contempla 13 Regiões Administrativas paulistas e atinge mais de 350 municípios. A expectativa é que cerca de 15 milhões de pessoas sejam beneficiadas e aproximadamente 1,5 mil empregos gerados.

Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 398 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 51 unidades instaladas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior.

Secretaria de Gestão Pública
(11) 3218-5382
Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3362