Alckmin inaugura nova sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Localizada no Edifício Ermírio de Moraes, no Centro, nova sede faz parte dos esforços do governo paulista para revitalizar o centro histórico de São Paulo

qui, 03/04/2014 - 19h23 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 3, a nova sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizada no Edifício Ermírio de Moraes, atrás do Teatro Municipal, na região central de São Paulo.

O prédio número 254 da Praça Ramos de Azevedo foi comprado da Votorantim pelo Governo do Estado de São Paulo por R$ 32,5 milhões. A mudança faz parte dos esforços do governo paulista para revitalizar o centro histórico da cidade, uma vez que o edifício, datado de 1923, é símbolo da época do café. A estrutura do prédio foi integralmente preservada.

“Mudamos toda a Secretaria de Agricultura para o coração de São Paulo. Essa mudança é importante porque contribui para recuperar o centro, com a vinda de 500 funcionários”, disse Alckmin. “Fizemos um importante restauro nesse prédio maravilhoso, que foi sede do Hotel Esplanada e hospedou Carmen Miranda. Enfim, trata-se de um prédio de muita história”, ressaltou.

A secretária Mônika Bergamaschi vê na fácil localização uma das grandes vantagens do novo endereço e acredita que a nova sede, que fica próxima a outras secretarias, facilitará muito a vida dos que vêm do interior e que não têm mais que atravessar a cidade para chegar à Secretaria.

Antigo Hotel Esplanada, que chegou a ser o mais elegante de São Paulo, o Edifício Ermírio de Moraes foi inaugurado em 1923 com projeto dos arquitetos Emile Viret e Gabriel Marmorat, e chegou a ser apelidado de “hotel dos artistas” pelas estrelas que costumava receber. Um misterioso túnel o ligava ao Teatro Municipal. Em 1992, o prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Sobre a SAA

A presença da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no dia-a-dia dos paulistas envolve mais que a assistência técnica, a extensão rural e os trabalhos de defesa agropecuária prestados ao agricultor na imensa rede de atendimento espalhada em quase todos os municípios por meio das Casas da Agricultura. O corpo técnico da Secretaria atua nas mais diversas áreas da produção de alimentos, segurança alimentar, abertura de créditos, geração de tecnologias e de informação ao homem do campo.

Os resultados desse trabalho dão o contorno ascendente dos gráficos da agropecuária paulista. Para que a conexão com o produtor seja direta e bem-sucedida, a Secretaria possui, além das Casas de Agricultura municipais, uma rede de 40 escritórios de desenvolvimento rural trabalhando em conjunto com 40 escritórios de defesa agropecuária, 6 institutos de pesquisas, 15 polos regionais de pesquisa e 12 centros avançados especializados por cadeias produtivas. Esta capilaridade possibilita a presença da Secretaria do plantio à colheita.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, também proporciona a recuperação de estradas rurais, construção de pontes e infraestrutura para o desenvolvimento da agroindústria. A SAA oferece créditos aos agricultores familiares, auxilia na confecção de projetos para alcançar novos financiamentos, desenvolve tecnologia na área de embalagens, rótulos e segurança alimentar com análises laboratoriais.

Na engrenagem do agronegócio paulista, a Secretaria é uma das peças principais para compor o desenvolvimento e a eficiência do produtor rural.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(11) 5067-0069