Alckmin fortalece Delegacia Eletrônica do Estado de São Paulo

547 agentes policiais e de telecomunicações tomaram posse nesta sexta-feira

sex, 31/01/2014 - 20h05 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu posse nesta sexta-feira, 31, a 547 policiais civis. Destes, 70 serão para o fortalecimento da Delegacia Eletrônica, que desde o final do ano passado passou a registrar ocorrências de roubo.

Clique aqui para ir para a Delegacia Eletrônica

“Com os novos policiais, vamos poder crescer muito na parte eletrônica, para melhorar a qualidade dos serviços e dar um passo importante na atividade policial”, ressaltou Alckmin.

Os futuros policiais civis, 492 homens e 55 mulheres, foram aprovados em concursos públicos e iniciam os cursos de formação de três meses na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). Além das aulas, os alunos passarão por um período de estágio.

Durante o curso, eles terão aulas de disciplinas como criminalística, criminologia, direitos humanos, inteligência, investigação e inquérito policial, entre outras.

Os novos policiais serão designados para unidades da Polícia Civil em todo o Estado, de acordo com a classificação final do curso na Academia e da necessidade de cada região.

Entre as funções dos agentes policiais está participar de investigações, atender ocorrências policiais e realizar pesquisas para esclarecer crimes.

Já o agente de telecomunicação tem como principal função operar o rádio no Centro de Operações da Polícia Civil (Cepol). Eles também exercem atividades relacionadas com a informática, incluindo o projeto e implantação de redes de comunicações e de dados, além de efetuar as atividades relativas à comunicação e transmissão de mensagem nas delegacias e departamentos da Polícia Civil.

Delegacia Eletrônica

Desde o final do ano passado, a Delegacia Eletrônica passou a aceitar ocorrências de roubos em geral. O Boletim de Ocorrência é registrado no formulário disponível no site da Delegacia Eletrônica e são questionadas informações pessoais da vítima, dados do local onde o roubo ocorreu e características do autor do crime.

Após o preenchimento pela internet, um policial da Delegacia Eletrônica analisa o caso e entra em contato com a vítima, por telefone, para checar os dados e colher mais informações, se necessário. Este policial é o responsável por aprovar ou reprovar o boletim de ocorrência. Se aprovado, o boletim é encaminhado ao Distrito Policial da área onde ocorreu o roubo, para investigação.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685 / 6524