Alckmin entrega obra que aumenta segurança do abastecimento de água na Grande São Paulo

Estrutura construída no ABC permite bombear até 4.000 litros de água por segundo do Rio Pequeno para o Rio Grande

qua, 31/08/2016 - 12h14 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, 31, em São Bernardo do Campo, a obra de transferência de água do Rio Pequeno para o Rio Grande. O investimento feito pela Sabesp, de cerca de R$ 20 milhões, permitirá que até 4.000 litros de água por segundo sejam bombeados, aumentando a segurança hídrica da Grande São Paulo.

“Uma obra estratégica e importante. Essa interligação de sistemas, Rio Pequeno com o Grande e este com Taiaçupeba é o que nos dá enorme garantia nos períodos de seca extrema e de mudanças climáticas”, disse o governador Geraldo Alckmin.

A obra se estende ao longo de 1,2 km de extensão, no ABC. Seu objetivo é conectar dois braços da represa Billings, formados pelos rios Pequeno e Grande. Entre eles existe um desnível de 11 metros de altura que precisa ser superado com bombeamento, para que a água captada do Pequeno seja enviada até o braço do Rio Grande. Essa vazão é composta por água bruta, ou seja, aquela que ainda não passou pelo tratamento. Ela poderá ser captada e levada até a Estação de Tratamento de Água Rio Grande, que abastece parte do ABC, ou bombeada novamente até a represa Taiaçupeba, já no Sistema Alto Tietê, e lá também passar por tratamento antes de seguir para casas, prédios, comércios e indústrias.

Dessa forma, a água do Rio Pequeno aumenta a segurança do abastecimento da Grande São Paulo. É um aumento no estoque de água disponível para atender aos moradores do ABC e também das zonas leste e sul da capital paulista e de municípios do Alto Tietê.

Veja imagens do local da obra, dos braços que foram conectados e o trecho que a água percorrerá

As principais estruturas incluem a instalação de bombas flutuantes dentro do Rio Pequeno; painéis elétricos, cabeamento e equipamentos de energia para a operação de bombeamento; 4 conjuntos de tubos de PEAD (polietileno de alta densidade, um plástico muito resistente) com diâmetro de 1 metro; caixa de amortecimento; galerias de concreto; duas novas travessias, uma por baixo de uma estrada municipal e um túnel de 53 metros de extensão e 1,8 m de diâmetro, sob a rodovia Índio Tibiriçá. Parte do caminho a ser percorrido pela água se dará por um córrego que deságua naturalmente no Rio Grande.

A obra pode transferir até 4.000 litros por segundo do Rio Pequeno para o Rio Grande. A quantidade de água bombeada pode variar ao longo do tempo de acordo com a chuva, por exemplo, já que parte da precipitação escorrerá naturalmente para o córrego que termina no Rio Grande.

Mais água para São Bernardo do Campo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou também um reservatório metálico no bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo. Com investimento de R$ 14 milhões, o equipamento amplia a capacidade de armazenamento de água em 15 milhões de litros e proporcionará melhores condições operacionais e maior segurança no abastecimento para 91 mil moradores de diversos bairros do município.

A implantação dos reservatórios metálicos setoriais foi uma ação complementar de segurança no abastecimento porque garante mais reserva de água tratada e constância no atendimento em bairros distantes dos principais sistemas adutores, propiciando uma melhora de pressão.

Com a inauguração do reservatório Alvarenga, já são 23 novos equipamentos em operação desde que foi deflagrada a crise hídrica, no início de 2014. Esse conjunto representa uma capacidade de armazenamento de água tratada de 156,5 milhões de litros. Outros dois serão entregues neste ano: Itapecerica, com volume para 2,5 milhões de litros, e Ribeirão Pires, com capacidade de armazenar 5 milhões de litros de água.

Assessoria de Comunicação da Sabesp
(11) 3388-8594 / 9102 / 8596 / 8240 / 8555
Plantão de imprensa para a Grande SP: (11) 98685-3175 (durante a semana, das 19h às 8h; finais de semana e feriados, 24 horas)