Alckmin entrega núcleo para atender comunidade quilombola com curso técnico

Localizada em Eldorado, unidade tem 79 alunos estudando Agroecologia. Investimento no projeto foi de R$ 5,2 milhões

sáb, 14/09/2013 - 19h56 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, 14, o Núcleo de Formação Profissional Quilombo André Lopes, na cidade de Eldorado. A unidade, que iniciou as atividades em agosto, vai atender à comunidade da região, predominantemente quilombola, e é administrada pelo Centro Paula Souza, responsável pelos cursos técnicos e tecnológicos do Estado de São Paulo.

Resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e a Prefeitura de Eldorado, o núcleo recebeu investimentos de R$ 5,2 milhões.

A nova unidade tem seis salas de aula, um laboratório de Informática, dois espaços destinados aos laboratórios de Agroindústria e Análise de Solos, biblioteca, salas administrativas e pedagógicas, salas multiuso, refeitório e dois alojamentos para professores. Conta também com quadra poliesportiva e vestiários. Atualmente, 79 alunos estudam Agroecologia. “É importante unir o meio ambiente, as florestas, os recursos naturais e a agricultura”, disse o governador Geraldo Alckmin, referindo-se ao curso. Segundo Alckmin, Agroecologia é um curso “que faz a diferença” para a comunidade.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em 285 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.