Alckmin entrega novo Hospital Regional de Itanhaém

Unidade contará com 192 novos leitos e possui critérios de sustentabilidade para economia e melhor gestão dos recursos

seg, 30/10/2017 - 14h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta segunda-feira, 30, o novo prédio do Hospital Regional de Itanhaém. A unidade terá 192 leitos, dos quais 34 de UTI adulto e neonatal, e será referência no atendimento de média e alta complexidade para cinco municípios das regiões do litoral sul e Vale do Ribeira.

“Não é todo dia que temos a felicidade de inaugurar um hospital novo, público, 100% gratuito para a população. Aqui temos prédio, instalações, equipamentos – tudo novo. E o mais importante: o tratamento humanizado de quem está doente”, afirmou o governador. Ele destacou também que a nova unidade de saúde gera 120 empregos a mais no novo prédio, totalizando 526 postos de trabalho.

Para implantação do serviço, o Governo do Estado realizou um investimento de R$ 66,5 milhões na construção do prédio, compra de equipamentos e mobiliários. A reforma também garante total acessibilidade ao edifício, com aplicação de faixas táteis e placas em braile para direcionamento a pessoas com deficiência visual, além de sanitários especiais e outros equipamentos.

Outro diferencial da unidade está relacionado à questão da sustentabilidade ambiental. O novo edifício conta com sistema de aquecimento solar, reuso de água, além da utilização de lâmpadas especiais que garantem economia e eficiência a unidade. Na fachada foram instaladas pastilhas cerâmicas como revestimento, facilitando a manutenção do edifício.

O hospital possui área física de 12,9 mil m², oito pavimentos e espaços como pronto-socorro adulto e infantil, quatro salas cirúrgicas de grande porte, unidades de internação, Centro de Parto Humanizado, sala de parto cirúrgico, central de material esterilizado e laboratório de análises clínicas.

“Trata-se de um hospital completo, com o que há de mais moderno para atender com qualidade à população local. Com ele, o Governo do Estado reforça seu compromisso de fortalecer e aprimorar cada vez mais a assistência médica aos usuários do Sistema Único de Saúde”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.

A unidade está sendo ativada gradativamente e atenderá os municípios de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. Já estão em funcionamento 119 leitos, sendo dez de UTI adulto e 14 de UTI neonatal.

O edifício é anexo ao hospital já existente, que será totalmente revitalizado, servindo de apoio e para serviços administrativos. O hospital é atualmente gerenciado pela Organização Social de Saúde Instituto Sócrates Guanaes e está localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 541, no centro de Itanhaém.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Saúde
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711