Alckmin entrega hospital de alta complexidade com 260 leitos em Sorocaba

Unidade, primeira em modelo de Parceria Público-Privada, tem 96 leitos de UTI e vai oferecer serviços de média e alta complexidade

sáb, 31/03/2018 - 20h04 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, 31, o novo Hospital Regional de Sorocaba, o primeiro do Estado construído por meio do modelo de PPP (Parceria Público-Privada). O novo hospital será voltado ao atendimento de média e alta complexidade, com serviços como neurocirurgia, cirurgia cardiovascular adulto e infantil e ortopedia, além de apoio a emergências e trauma.

“Nós estamos entregando o melhor hospital. Sorocaba e região vão ter um dos melhores hospitais do Brasil, feito por uma Parceria Público-Privada”, ressaltou o governador. “Com alta tecnologia, são 96 leitos de UTI e centro cirúrgico de excelência para cirurgias cardíaca, infantil, urológica, neurológica, ortopédica e todos os tipos de trauma. Uma referência para toda a região. 100% SUS. 100% gratuito”, completou.

A nova unidade oferece 260 leitos, dos quais 144 de internação, 96 de UTI e 20 de cirurgia ambulatorial. Conta ainda com ambulatório de especialidades médicas, centro de reabilitação e fisioterapia, serviço de diagnósticos clínicos e por imagem e setor de urgência e emergência. O hospital tem 27 mil m² de área construída e possui alto grau de resolutividade e grande capacidade de atenção às urgências.

A previsão é de que, quando estiver funcionando em plena capacidade, o hospital realize por ano 12.000 internações, 6.000 cirurgias, 4.000 consultas e 25 mil exames especializados. Como toda nova unidade de saúde, a implantação dos serviços é feita por etapas.

Inicialmente, o hospital prestará atendimento ambulatorial aos pacientes, nas especialidades de cirurgia geral, cirurgia plástica, ortopedia, urologia, anestesiologia, cardiologia clínica, fisioterapia e reabilitação.

Somente neste ano, a unidade deverá realizar 1.000 internações clínicas, 3.000 internações cirúrgicas, 1.200 cirurgias ambulatoriais e 20 mil atendimentos médicos e multiprofissionais em nível ambulatorial e de urgência.

“O novo hospital é uma grande conquista para a região de Sorocaba. A unidade levará assistência especializada e de altíssimo nível para a população, fortalecendo o atendimento hospitalar aos usuários da rede pública”, diz o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Dos R$ 270 milhões investidos no novo hospital regional, 60% foram provenientes do Governo do Estado, por meio de empréstimo via BNDES, e 40% pelo parceiro privado, Inova Saúde, uma empresa do grupo Construcap.

O Hospital Estadual de Sorocaba está localizado na Rodovia Raposo Tavares, km 106. Ele funcionará 24h e suas unidades de emergência vão atender adultos e crianças.

Modelo PPP

O modelo de PPP prevê que a empresa parceira explore os serviços administrativos do hospital, tais como limpeza, segurança e lavanderia, por exemplo.

Já os serviços assistenciais, ou seja, tudo o que é ligado à assistência ao paciente, como consultas, cirurgias e tratamentos, ficará a cargo da SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento de Medicina), uma Organização Social de Saúde, sem fins lucrativos, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O contrato entre a empresa privada ganhadora da licitação e o Estado terá duração de 20 anos, com previsão de aportes e incorporação de novas tecnologias durante esse período.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711