Alckmin assina convênio para tratamento de esgoto em Bom Jesus dos Perdões

Convênio faz parte do programa Água Limpa do Governo do Estado de São Paulo

ter, 06/08/2013 - 17h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e do Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr, assinou nesta terça-feira, 6 de agosto, convênio do programa Água Limpa com o município de Bom Jesus dos Perdões.

“Uma cidade ao pé da Serra da Mantiqueira, que é uma importante área de preservação ambiental. Fizemos o convênio, porque o sistema de saneamento não é operado pela Sabesp, que possibilitará tratar 100% do esgoto. Nós estamos transferindo os recursos para a prefeitura, não é empréstimo”, explicou Alckmin, ressaltando que com essas obras a cidade será 300%. “100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, despoluindo o rio Atibainha, o Atibaia, o Piracicaba”, completou o governador.

O Governo do Estado investirá R$ 16,8 milhões nas obras, que incluem a construção da Estação de Tratamento, duas estações elevatórias – no Distrito Industrial e Jardim Hortência -, duas linhas de recalque com 467 metros, 194 metros de interceptor e adequação do trecho final do coletor tronco do Córrego do Povo. O processo de tratamento adotado apresenta um baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodo e uma eficiência compatível com a legislação ambiental.

Com estas obras o ribeirão Juqueri deixará de receber aproximadamente 24 toneladas/mês do esgoto doméstico. Dessa forma, o Governo do Estado está dando mais um importante passo na revitalização da Bacia Hidrográfica do rio Tietê.

Programa Água Limpa

O programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes, não atendidos pela Sabesp.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5604 / 5335