Alckmin anuncia consulta pública para concessão de duas linhas do Metrô

Documentos estarão disponíveis a partir de amanhã, 1° de dezembro, no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

qua, 30/11/2016 - 17h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 30, a publicação no Diário Oficial do aviso de consulta pública da minuta do edital para a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô. “A nova concessão prevê a operação, manutenção e conservação, implantação de melhorias, requalificação, adequação e expansão de ambas as linhas”, disse o governador.

As minutas do edital, contrato e anexos serão disponibilizados gratuitamente a partir de amanhã, 1º de dezembro, no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (www.stm.sp.gov.br). A consulta pública vai até 20 de dezembro, data limite para o recebimento das sugestões. A previsão para a definição do vencedor da licitação é até abril de 2017 e o prazo da concessão é de 30 anos.

A Linha 5, que está em obras, liga hoje o Capão Redondo à estação Adolfo Pinheiro. As obras em curso permitirão a expansão do ramal até a estação Chácara Klabin, interligação com a Linha 2-Verde. O governador observou que, “quando concluída, a linha atenderá mais de 800 mil usuários e formará, em conjunto com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 9-Esmeralda (da CPTM), uma malha de alta capacidade, ligando o bairro de Santo Amaro a importantes bairros da capital, como Moema, Vila Mariana e Brooklin”.

O vencedor da concessão também será responsável pela operação da Linha 17-Ouro, que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9 da CPTM, utilizando sistema de monotrilho. A linha deverá ter como principal parada o aeroporto de Congonhas, passando também pela Linha 5-Lilás e pela Linha 9 da CPTM. A estimativa de demanda aproximada é de quinze mil passageiros por hora em cada sentido.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Assessoria de Imprensa
(11) 3291-2930 / 2220