Alckmin anuncia a expansão da Linha 15-Prata do Metrô até o bairro do Ipiranga

Alteração permitirá integração do ramal com a Linha 10-Turquesa da CPTM e uma redistribuição no fluxo de passageiros da estação Vila Prudente

sex, 30/08/2013 - 16h07 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 30, a expansão de 2,2 km da Linha 15-Prata do Metrô, durante inspeção às obras da estação Oratório. A linha sairá do Ipiranga, permitindo a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), chegando à Cidade Tiradentes. “Isto atende melhor ao usuário, distribui a demanda para não ter uma superlotação aqui em Vila Prudente”, afirmou Alckmin. O prolongamento permitirá que o fluxo de passageiros seja redistribuído.

O primeiro trecho da Linha 15-Prata do Metrô, com extensão de 2,9 km, é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório, para estacionamento e manobra de trens. Haverá integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente.

A previsão é que o trecho entre em operação por visita controlada a partir de janeiro de 2014, com estimativa de atender 13.300 usuários por dia. A Linha 15 será o primeiro monotrilho de São Paulo e o de maior capacidade de transporte de passageiros do mundo: 48 mil usuários por hora e sentido com intervalo entre trens de 90 segundos.

“Nós teremos aqui na Linha-15 o primeiro monotrilho de São Paulo e do país. Cada trem tem sete carros. Aqui haverá 54 trens, 378 carros. Cada trem transporta mil passageiros”, explicou o governador.

Alckmin também ressaltou a importância do monotrilho para o meio ambiente. “O monotrilho é elétrico e não poluente. É silencioso e caminha sobre a avenida, não prejudicando o trânsito”, disse.

O governador também apresentou o veículo que vai permitir que os técnicos da obra instalem as barras de alimentação de energia dos futuros trens, sem que a Avenida Anhaia Mello seja fechada para o trânsito.

Atualmente, as obras de implantação deste trecho estão a pleno vapor. A estação Oratório é o ponto mais avançado em construção. A obra bruta da estação foi concluída em dezembro passado. No momento estão em execução o acabamento geral da estação, além da instalação de sistemas e equipamentos eletrônicos.

A construção tem 5.400 m² de área construída, cinco elevadores, sete escadas rolantes e está organizada em dois pavimentos. No inferior, ou mezanino, fica a bilheteria, a linha de bloqueios (catracas), os sanitários e as salas de supervisão operacional. O pavimento superior, que fica a 15 metros de altura do solo (o equivalente a um prédio de cinco andares), contempla as duas plataformas de embarque e as portas de plataformas, dispositivo que separa os usuários da via.

A estação Oratório receberá os passageiros por dois acessos: um pela avenida Oratório e outro pela rua Nupeba. As duas entradas têm escadas fixas e rolantes, além de elevadores. Cada acesso também contará com bicicletários capazes de armazenar 50 bicicletas.

Na estação Vila Prudente, as 14 vigas que pertencem ao corpo da estação já foram lançadas. Atualmente, os operários executam as obras das salas técnicas, mezanino, acessos, galeria técnica e cobertura da plataforma. As salas técnicas vão abrigar subestação elétrica, transformadores, baterias, equipamentos de sinalização e controle, ar-condicionado, entre outros equipamentos.

No trecho de via elevada entre as estações Vila Prudente e Oratório, a colocação de vigas-guia está concluída em quase toda a sua extensão, tendo sido finalizadas as lajes onde serão instalados os dois “track switches”, os aparelhos de mudança de via.

No Pátio Oratório, local onde os trens do monotrilho ficarão estacionados e farão as manobras operacionais, operários trabalham na construção das diversas edificações como as salas técnicas, subestações, áreas administrativas, centro de controle operacional e oficinas.

Obras avançam rumo à Cidade Tiradentes

A Linha 15-Prata seguirá de Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. Neste trecho, 1.380 operários trabalham nas obras de fundações, pilares e capitéis da estrutura do monotrilho. Além disso, já foram lançadas 365 vigas, restando ainda 314 até São Mateus.

O último trecho ligará São Mateus à Cidade Tiradentes, com 11,4 km e sete estações: Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes. Quando concluída, a Linha 15-Prata atenderá mais de meio milhão de usuários por dia.

Para atender a essa grande demanda de usuários, a Linha 15 contará com 54 trens com capacidade de transporte de mil passageiros. O primeiro trem foi desenvolvido no Canadá e já está em fase de testes. As demais composições estão sendo fabricadas em Hortolândia (na região de Campinas). Todos contarão com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros (salão de passageiros contínuo), operação automática (sem a necessidade de operador) e sistema de CFTV com monitoramento em tempo real, entre outras tecnologias.

No total, a Linha 15-Prata completa, de Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, terá 26,6 km de extensão, 18 estações e dois pátios de estacionamento de trens. O investimento é de R$ 5,5 bilhões.

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