Ações nos terminais da EMTU marcam o Janeiro Branco, mês do cuidado com a saúde mental

Jabaquara, Diadema e Santo André Leste terão eventos para orientar os passageiros sobre como lidar com ansiedade e necessidades emocionais

ter, 07/01/2020 - 20h06 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP preparou, neste primeiro mês do ano, três ações para conscientizar a população que utiliza os terminais metropolitanos do Corredor ABD sobre a necessidade de cuidar da saúde mental. As atividades acontecem nos dias 8, 17 e 20 de janeiro, das 10h às 14h.

Nesta quarta-feira (8), psicólogos e voluntários do programa Bem Querer Mulher estarão no Terminal Jabaquara da EMTU/SP para conversar com os passageiros sobre a questão da autoestima e da saúde da mente, além de distribuir laços brancos – símbolo da campanha – e materiais informativos.

A Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap) estará no Terminal Metropolitano Diadema no dia 17. Esquetes teatrais com o tema “Cuidar-se começa ao conhecer seus próprios sentimentos” vão mostrar personagens do dia-a-dia e suas angústias, preconceitos, medos e tristezas. O objetivo é promover o autocuidado e a reflexão sobre si mesmo e entender suas necessidades emocionais.

O Terminal Santo André Leste recebe, no dia 20, o grupo de psicodramatistas e psicólogos do NEPSAR, que interagem com os passageiros por meio de peças com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. Haverá também exposição de fotos, banners e dinâmicas que tratam de assuntos como a importância de se comunicar e dialogar sobre as dores emocionais.

A Organização Mundial da Saúde, em dados divulgados em 2018, estima que o Brasil seja o país mais ansioso do mundo, com cerca de 9,3% da população, ou 18 milhões de brasileiros, com algum transtorno relacionado à ansiedade. Estudos do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes apontam que 13% dos jovens brasileiros entre 6 e 16 anos possuem transtornos mentais.

Janeiro Branco – É uma campanha que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e o quanto elas conhecem de suas emoções e pensamentos. Psicólogos de Uberlândia-MG iniciaram o movimento em 2013 aproveitando que em janeiro as pessoas tendem a estar mais reflexivas sobre o ano e abertas a mudanças em suas vidas.

Serviço

Evento: Janeiro Branco

Data: Quarta-feira, 8 de janeiro
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara – Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira – Jabaquara – São Paulo/SP

Data: Sexta-feira, 17 de janeiro
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano Diadema – Avenida Conceição, 7.000 – Parque Mamede – Diadema/SP

Data: Segunda-feira, 20 de janeiro
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano São André Leste – Rua Visconde de Taunay, s/nº – Centro – Santo André/SP

Da EMTU/SP