42% dos alunos participantes do mutirão Visão do Futuro precisam usar óculos

Último mutirão deste ano acontece neste sábado, dia 1º, na capital; Secretaria da Educação alerta sobre prejuízos no aprendizado causados por problemas na visão

sex, 31/08/2012 - 20h02 | Do Portal do Governo

Levantamento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mostra que 22.756 alunos participantes dos mutirões do programa Visão do Futuro, realizado em parceria com a Secretaria da Saúde e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), entre os anos 2009 e 2011, precisam usar óculos. O número representa 42,3% dos 53.765 estudantes com idades entre 6 e 7 anos de escolas estaduais e municipais de São Paulo que passaram em consulta médica nesse período.

Neste ano, 28 mil alunos já foram encaminhados para atendimento. Desses, 1.458 devem ser atendidos no mutirão que acontece neste sábado, 1º de setembro, a partir das 8h.

O pequeno Daniel Zuo Zehni, 8 anos, que se mudou da China para São Paulo neste ano foi um dos estudantes da rede estadual beneficiados com o programa. “Na sala de aula, ele sempre se sentava praticamente em frente à lousa para que pudesse enxergar o que a professora escrevia. Por meio do Visão do Futuro, descobrimos que ele precisava usar óculos”, contou a coordenadora-pedagógica da Escola Estadual César Martinez, professora Solange Aparecida da Silva.

A mãe de Daniel reconheceu os avanços que os óculos trouxeram para o filho. “Agora, ele chega em casa e conta que consegue ver tudo o que a professora escreve. Ficamos muito contentes com os óculos também. A professora disse até que ele melhorou muito na aula de matemática”, disse Sofia Zuo.

As unidades conveniadas que participarão da ação deste sábado são a Santa Casa, a Universidade Federal de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades Leste, Hospital Cema, Instituto Tadeu Cvintal, Hospital das Clínicas e Instituto Suel.

Mutirão

Os alunos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro da Secretaria da Educação. Os estudantes e seus pais terão transporte e lanche fornecidos pela Pasta.

Durante os mutirões, os alunos terão o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolverão atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde.

Todos os estudantes encaminhados para o mutirão passaram por testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Na triagem, foram selecionados os que apresentaram dificuldades para leitura. Também foram encaminhados para as consultas os alunos que já usam óculos há mais de um ano. Após a avaliação, caso haja necessidade, as crianças receberão gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Sobre o programa Visão do Futuro

Criado em 2009 pelo Fussesp em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.

O programa é destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos.

Da Secretaria da Educação