Projeto de concessão do Complexo do Ibirapuera é aprovado na Alesp

Edital de licitação para escolher a empresa que fará o novo complexo será publicado em outubro

qua, 05/06/2019 - 10h24 | Do Portal do Governo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na noite desta terça-feira (4/6), o Projeto de Lei que autoriza a concessão do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, popularmente conhecido como Ginásio do Ibirapuera, pelo Governo do Estado à iniciativa privada.

“Com essa concessão vamos economizar mais de R$ 15 milhões/ano e dobrar a capacidade do complexo esportivo com custo zero para os cofres públicos. Uma vitória para São Paulo que ganhará um espaço moderno, arena multiuso com capacidade para 20 mil pessoas em uma região de fácil acesso, no coração da Capital paulista”, comentou o Governador.

O edital de licitação para escolher a empresa que fará o novo complexo e terá a concessão de uso por 35 anos, 5 anos de obras e 30 anos de concessão (período renovável), será lançado até o fim de outubro deste ano. Além disso, todos os recursos serão da iniciativa privada.

A principal mudança proposta pelo Estado é a duplicação da capacidade do ginásio de 10 mil para 20 mil pessoas. Além disso, também estão previstas obras de modernização e a criação de 3,5 mil novas vagas para carros em um estacionamento subterrâneo. A empresa vencedora também será responsável pela ampliação das vias de acesso, instalação de câmeras de monitoramento e manutenção de praças e canteiros centrais do entorno durante o período de vigência do contrato.

Espaço

O Conjunto Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães tem uma área total de 105 mil metros quadrados, composto por cinco áreas distintas: Ginásio do Ibirapuera; Estádio Ícaro de castro Mello; Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo; Palácio do Judô e quadras de tênis e prédios de administração.